x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 5.361

CTPS para menor com 17 anos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 14:51

Adriana,


Se entendi direito a pergunta, acho que você quis dizer se é possível registrar uma menor de 17 anos como doméstica?

Se for isso que entendi, a partir dos 16 anos qualquer pessoa já pode trabalhar com carteira de trabalho assinada, desde que não ultrapasse 6 horas diárias de trabalho.

Após completar 18 anos é que é possível trabalhar 8 horas diárias.


Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 15:17

Boa Tarde,

Amigos, tive um caso semelhante, a empregadora disse que iria continuar com a empregada domestica sendo de 17 anos, mesmo sem registro,

Fiz uma carta de responsabilidade, e a mesma achou melhor registar

lembrando que o trabalho é 6 horas, e Nunca em hipótese alguma essa empregada poderá de parar de frequentar as aulas, pois ai sim carateriza como serviço escravo.

''as leis para trabalhador menor é complicada, eu mesmo trabalho desde os 14 anos e graças a oportunidade que recebi nunca me desviei para outro caminho, TRABALHAR NÃO MATA NINGUEM''

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 15:26

Complemento:

Ministério do Trabalho e Emprego

Considera-se empregado(a) doméstico(a) aquele(a) maior de 18 anos que presta serviços de natureza contínua (freqüente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do(a) empregador(a). Nesses termos, integram a categoria os(as) seguintes trabalhadores(as): cozinheiro(a), governanta, babá, lavadeira, faxineiro(a), vigia, motorista particular, jardineiro(a), acompanhante de idosos(as), entre outras. O(a) caseiro(a) também é considerado(a) empregado(a) doméstico(a), quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa.


.....

Decreto que lista as piores formas de trabalho infantil passa a vigorar - O Decreto nº 6.481, que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil, já está em vigor. Assinado pelo presidente Lula no dia 12 de junho - data em que foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e Dia Nacional - o decreto regulamenta a Convenção 182, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil. Ele entrou em vigor 90 dias após publicação no Diário Oficial da União (DOU), em 13 de junho. O decreto atualizou a lista de atividades econômicas consideradas insalubres e perigosas para o trabalho de menores de 18 anos. Pelo decreto, fica proibido o trabalho do menor de dezoito anos - por força de dispositivo da Constituição Federal (art. 7º, XXXIII) - em 94 tipos de atividades, entre elas, trabalhos prejudiciais à moralidade e o trabalho doméstico.

Entre as atividades elencadas, estão as que se referem aos serviços domésticos. Isso porque os jovens que trabalham nestas atividades estão sujeitos, por exemplo, a esforços físicos intensos; isolamento; abuso físico, psicológico e sexual; longas jornadas de trabalho; trabalho noturno; calor; exposição ao fogo, posições antiergonômicas e movimentos repetitivos, podendo comprometer o processo de formação social e psicológica. O trabalho a partir de 16 anos fica autorizado apenas em situações onde os adolescentes não estejam expostos a riscos comprometedores à saúde, à segurança e à moral. Portanto, a faixa entre 16 e 18 anos, que antes podia trabalhar como doméstico, fica proibida a partir deste decreto presidencial.


Fonte: http://www.mte.gov.br/

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 15:26

Prezada Vania,

Não acredito que as coisas chegaram a este ponto.

Misericórdia! Eu com 14 anos já estava ralando para ajudar meus pais.

E agora nem com 16 não pode trabalhar? JESUSMARIAJOSÉ!

Se eu entendi direito, o trabalho doméstico para menores é visto como algo que traz risco ao corpo? Nossa achei muito radical esse posicionamento da lei. Que absurdo, entendo o governo querer proteger o menor do trabalho escravo, mas também não precisa exagerar neste aspecto.

Pelo link que você postou Vania, vejo que há brechas na lei como a autorização do MTE, desde que não haja riscos comprometedores.

Mas pergunto que riscos seriam estes, para uma doméstica? Não entendi este posicionamento.

Não sabia que trabalho doméstico agora é arriscado? Boiei legal neste quesito.

Sidney Santana Junior

Sidney Santana Junior

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 15:47

também acho que é exagerada a posição do governo sobre este caso, mas o que a vania postou procede.
Ao meu ver acho que o governo tomou esta posição para evitar que crianças ou jovens abaixo de 18 se desvie dos estudos por causa do trabalho. sabemos hoje que grande parte dos empregados domésticos são menores sem registro e ultrapassam muitas vezes 12 horas de trabalho

FABIO ALVES LARANJEIRA

Fabio Alves Laranjeira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:00

este assunto dá o que falar, acho que seria mais um objeto das manifestações que ocorreram. eu também comecei trabalhar cedo com meu pai e digo que foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
o pessoal que estudou comigo e do bairro que não teve essa experiência na sua grande maioria fez bobagem na vida.



acho que se existe projeto para reduzir a maioridade penal primeiramente deveriam pensar em inserir estes adolescentes no mercado de trabalho dando incentivos às pequenas, médias e grandes que aderirem.


que tal fazermos uma espécie de abaixo assinado on-line sobre este assunto? sobre como fazer isso não tenho ideia mais o assunto é interessante.

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:02

A intenção do governo em proteger os menores até que é válida, mas peca em exageros.

Pois trabalhar desde cedo (numa idade razoável) traz responsabilidade, amadurecimento e fortalece nosso caráter como ser humano produtivo.

É por isso que uma boa parte da molecada de hoje entre 18 e 20 anos, é alienada, não trabalham antes de completar a maioridade e quando a atingem, não teem noção de responsabilidade social.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:08

Pois é pessoal... coisas de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Mas enfim , vale lembrar que existe uma lista com as proibições, dentre elas o trabalho doméstico.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:09

Concordo com o Fernando, e volto a dizer trabalhar não mata ninguém,

os projetos do governo só funcionam em cidade grande, como 1 emprego, menor aprendiz, e etc,

em cidade pequena não existe cursos específicos, e nem mesmo qualificação para algumas profissões, e como fica a situação desses menores?

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:22

Anderson,

O mais engraçado disto, é que a lei fala de "riscos comprometedores" para domésticos.

Desde quando lavar uma louça, varrer uma casa, limpar as vidraças, podem ser consideradas atividades arriscadas?

Naturalmente que toda atividade por mais simples que seja ou pareça tem uma certa possibilidade de "risco", mas isso é inerente a todo e qualquer ser humano, independente de estar trabalhando ou não.


FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:51

Como postaram os colegas, enfiando os pes pelas maos com Leis mediocres, acabam empurrando os menores para a Fundaçao Casa e outras semelhantes, quando poderiam ser trabalhadores dignos e arrecadadores de impostos.

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 16:56

Concordo plenamente Fabio, o governo incentiva esses menores a usar drogas, e praticarem a violência, pois a lei protege qualquer ato contra o menor, até bolsa crak existe. até votar eles votam.

vamos rir!

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.