x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 26

acessos 5.709

Consulta PIS - Como faço?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 13:24

Boa tarde Fernando,

Bem Vindo ao Fantástico mundo da CEF rsss
É uma luta conseguir um PIS nesse número, mas é o único... infelizmente.

Paciência meu amigo!!!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 13:30

Bernardo boa tarde,

Uma observação importantíssima...

Sempre consultava o número por esse Link... até descobrir que o número que aparece na consulta, na maioria das vezes trata-se de número de NIS e não de PIS.

Onde eu descobri essa informação ???

Ao enviar GFIP, tranquilo sem problemas.
Mas ao enviar o CAGED a mensagem dizendo que o número não é PIS, e sim NIS.

Outro detalhe importante, costuma dar divergência também na base de dados da RAIS, impossibilitando o recebimento dos rendimentos.

Enfim, aconselho sempre ligar no 0800, insistentemente, mas evitar tentar pegar pelo link da Previdência Social.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 13:41

Mais uma informação importante....

Sou de SP e temos um cliente de Minas.
Esse cliente me mandou uma série de registros para fazer, e todos os empregados com aquela CTPS nova, que já vem com o número do PIS anotado, mesmo sendo primeiro emprego.

Enfim, não é número de PIS, é número de NIS, que recai nos mesmos problemas que indiquei acima.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Lucas da silva martins

Lucas da Silva Martins

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 13:59

Boa tarde,
como sempre esses orgãos de 0800 do governo são meia hora de msgs gravadas a atendimento que é bom? nada...
Complementando a informação da Vânia acima.
P/ fazer esse numero de Nis que vem na nova CTPS virar numero de pis
Basta preencher um formulario chamado DMN(Documento de manutenção do Nis)e encaminhar a caixa.

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 15:09

Galera,

Quando postei esta pergunta, logo em seguida saí do escritório e fui direto na agência da Caixa.

Falei para a funcionária que não estava conseguindo consultar o PIS pelo 0800 da Caixa.

A funcionária me orientou a discar o número e antes da secretária eletrônica te conduzir às teclas 1 e 2, eu deveria ficar "tentando" digitá-las antes de acabar o falatório da secretária eletrônica.

JESUSMARIAJOSÉ, o que é isso? Achei um absurdo.

Tudo na Caixa é sofrível, desde os 14 anos eu lido com a Caixa, e ela se torna cada vez mais sofrível de lidar com ela.

Gente eu mereço uma coisa dessas? Esse tipo de coisa partindo de um órgão do Governo Federal, me faz ter vergonha de dizer que sou brasileiro.

Aqui tudo é assim, é o "jeitinho brasileiro", que eu tenho verdadeiro horror disso.

Nessas horas é que eu digo: Deveria ter nascido na Suiça.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 15:16

Eu fiz diferente Fernando Rogério, fui até a agência, um funcionário, por sinal, morto de preguiça, uma boa maioria da CEF é assim, já que você tá descendo a lenha, tenho direito também, informei que no 0800 é impossível, eu solicitei que ele ligasse e tentasse, o mesmo respondeu que não podia, saí dali com o nome e a matrícula funcional dele, liguei no GIFUG e relatei o acontecido, voltei lá depois de umas 2 horas ele me atendeu de cabeça baixa, mas atendeu, acho que o GIFUG acertou ele.

Skype termy.ferreira
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 15:51

Termy,

A funcionária da CAIXA me disse que se pelo telefone eu não conseguir, eu posso ir na agência e solicitar a consulta.

Só que a consulta é limitada até 5 números de PIS, ou seja, se eu tiver que cadastrar 15 funcionários sem PIS na empresa.

Eu terei que estar as 11 h da manhã na agência por 3 dias seguidos só para poder consultar apenas 5.

Isso é Brasil, o país do esculacho geral.

Eu devo ter jogado pedra na cruz pra merecer isso.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 16:09

Localize o GIFUG de sua região e ligue, informe o que está acontecendo, informe o nome do funcionário, eles tem crachá, visível a 2 km de distância. É o único lugar que faz com que eles atendam a gente com dignidade. Na CEF onde costumo ir, quando chego lá, os caras me atendem, depois dessa esfrega. E quando acho que não tá bom, faço uma ameaça velada, vou ligar no Cuiabá.

Skype termy.ferreira
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 16:14

Vânia e Bernardo eu também tive inúmeros problemas com essa bendita CTPS nova, tenho até hoje problemas, de vez em quando aparece um cidadão. Me informaram também que nesse link, demonstrado pelo colega Bernardo era PIS, misericórdia, de vez em sempre aparece um gato pingado querendo receber abono do PIS. E classe sofrida, um dia certamente isso muda.

Skype termy.ferreira
Vanessa Flausino

Vanessa Flausino

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 16:41

Gente, boa tarde, não sei se irá ajudar, mas fui posso ajudar durante algum período na CEF e eles não tem limites de PIS a ser consultado ou cadastrado, isso são regras criadas pelas agencias, para diminuir o fluxo de atendimento.
Ou seja, se bater o pé eles são obrigados a realizar o atendimento.
E em relação ao link do Dataprev, ele esta com a base de dados desatualizada, então muitos números que lá aparecem em consultas, já foram alterados, então se possível deem preferencia ao 0800 (que é uma porcaria) ou as agências.

Vanessa Flausino
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 17:19

Vanessa,

Eu já imaginava que era isso. Ela disse que esse procedimento de informar apenas 5 números de PIS por dia é normativa da CAIXA.

Para nossa miséria pouco ser bobagem não é mesmo.

Toda vez que preciso ir na Caixa, já procuro tomar uns dois copos bem cheios de Rivotril para me acalmar.

Vanessa Flausino

Vanessa Flausino

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 09:57

Pois é Fernando, tudo para reduzir fluxo de atendimento.
O que transforma nossa vida em um inferno, já que os outros canais de atendimento são tão precários.

Não basta ter um sistema frágil como o deles, tem que barrar o que é possivel ser feito.

A minha sorte é que eu uso de uma agencia que nos ajuda bastante, mas sei como funcionam, e tem que ser assim mesmo.

Vanessa Flausino
THAIS NASCIMENTO

Thais Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 19:00

Pessoal peço a ajuda de vocês por gentileza...
liguei para caixa uma dia para confirmar o número de PIS de um funcionário e a atendente me confirmou o número, mas depois soube que era número de NIS e que funcionário não possui número de PIS a questão é que já enviei GFIP com este tal número de NIS e agora o que devo fazer , agradeço se me ajudarem

THAIS NASCIMENTO

Thais Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 17:58

Realmente terei que aguardar o fim da greve... mas Vânia Zanirato essa conversão é feita de que maneira você sabe me informar?
Terei que preencher algum daqueles formulários e levar a uma agência?

Agradeço

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 21:35

Boa noite Vânia,

Nem estava lembrando mais dessa página...

Realmente acaba acontecendo isso, de o identificador ser o NIS invés de ser o PIS. Mas é fácil identificar. Basta olhar os três primeiros dígitos do identificador:
• 100 - PASEP
• 109 a 119 - NIS
• o restante (até 299) - PIS

Já ajuda... Só uso caso seja o PIS. Nunca tive problemas com isso.

Abraço

THAIS NASCIMENTO

Thais Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 11:58

Bom dia pessoal, uma atendente do 0800 da CEF me informou que se eu transmiti a GFIP do funcionário com o número de NIS não tem problema pois atualmente número de NIS é o mesmo número de PIS. ... que eu posso continuar informando a GFIP com este número mesmo;
vai entender esses atendentes da CEF, uma vez dizem uma coisa outra vez dizem uma diferente.

Agradeço a vocês pelo esclarecimento.

gislaine faustino de souza

Gislaine Faustino de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 10:26

Bom dia a todos,

Trabalho em uma Transportadora e temos muitos motoristas autônomos e estou tendo muito dificuldade para consultar o numero do pis no site https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml, eu digito os dados do prestador de serviços e a mensagem que retorna é: Já existe uma inscrição para este CPF. , porém não mostra o numero do PIS, alguém conhece alguma outra forma de consulta?

Obrigada

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 11:36

Olá Gislaine,

Sim aparece...
Pensei também que não aparecia.

No site: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml# vai em Inscrição.. Filiado... Digita nome, nome da mãe, CPF, nascimento e RG...
Se tiver cadastro logo a frente vai aparecer a mensagem...

Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação - NIT - para efetuar recolhimentos. NIT: *********

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
gislaine faustino de souza

Gislaine Faustino de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 11:53

Oi Vânia Z R Campos, uns aparecem outros não.

Eu estou achando que quando o cadastro é como NIT aparece, mais quando é PIS não aparece.

Liguei no 135 e a atendente disse que a única forma quando aparece a mensagem Já existe uma inscrição para este CPF. o único jeito é ir consultar em uma agencia da previdência.

Será que não existe outro jeito? Antes dessa mudança era muito simples fazer a consulta.

Att,

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 11:56

Mesmo quando é PIS aparece.
Acabei de testar com os meus dados e apareceu.

Quando não aparece é pq não existe número. AI neste caso você precisa fazer o cadastro.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.