x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 956

Empregador não pagou Inss

Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:08

Quando um empregador não paga o INSS mas desconta na folha de pagamento, o funcionário depois de se afastar vai cobrar o FGTS de quem ?


A situação real é a seguinte, eu trabalhei 8 meses para um cara que não paga ninguém e não tem nada no próprio nome. Agora parei de trabalhar para ele mas a minha carteira ainda está assinada, ele não pagou nenhum imposto e sempre me descontou o INSS .

Será que a caixa, inss ou sei la quem vai me pagar o FGTS ? Ou vou ter que ficar cobrando o cara a pagar o inss.

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:13

Boa Tarde Edson.

Fgts somente ele mesmo pode pagar através de guias que serão depositadas na caixa, referente ao inss você não perde nada, você estava registrado se trancar algum beneficio seu, leve as gfips de todos os meses, e mostre que descontado foi porem o empregador não fez a parte dele.

Abraços.

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:26

Boa Tarde Edson isso é Crime,

Não sei se é termo correto a ser utilizado, mas apropriação indébita, pois houve o desconto e não houve o repasse para o órgão competente.

Desse modo tendo o hollerith em mãos constando o desconto é possível entrar com um processo de forma que obrigue ele a fazer valer a sua responsabilidade.


Isso dará muitos problemas para ele, a previdência "cairá encima" diante dos fatos

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:28

Obrigado pela resposta.
Mas eu gostaria de uma orientação de como eu posso rescindir a minha carteira de trabalho ( que ele alega não poder rescindir por não ter pago os impostos ) , e também retirar o meu FGTS .

Eu não quero mexer com ele nunca mais na vida , é muito mentiroso , não da para socializar com aquilo kkk . Queria fazer todo o processo sem ter que pedir nada a ele e se possível evitar advogados .

Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:33

Genivaldo o cara é louco, não quero mais nada c/ele. Se esse INSS tiver que sair do bolso dele , eu desisto .
Gostaria mesmo de rescindir a carteira e pegar meu FGTS sem mexer com ele .

Afinal o INSS eu já paguei , agora ele e a previdência que se resolvam .

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:34

Com certeza,

é necessário o mesmo depositar o Fgts urgentemente para você sacar, e pagar o restante das verbas, não há problemas de impostos que não possam ser resolvidos para acertar contigo a rescisão, ele pode até pagar o fgts somente de você.

Se informe com seu sindicato, e diga a ele que não você não pretende ter mais complicações com justiça, caso ele não aceite, infelizmente não há o que fazer Edson, Ação trabalhista nele!

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 18:00

Exato, você depende dele neste caso, e se ele não quiser pagar será inevitável, pois você ficará registrado até que ele regularize.


Obs.: Mesmo não estando trabalhando mais para ele, você continua registrado e você receberá por este tempo também, então se ele não quiser regularizar, você terá que entrar com um processo trabalhista juntamente com seu advogado, neste caso a causa já e ganha, pelas informações prestadas.


Att,
Genivaldo

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.