x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.332

FGTS em atraso

camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 14:24

Galera, to tentando emitir o FGTS em atraso de uma empresa em 2008 quando nem prestavamos serviço para ela ainda e o antigo contador deixou muitos furos.
Ao emitir o Sefip para fazer as guias aparece a seguinte msg: Sem movimento, informe esta situação na entrada de dados da SEFIP, confome solicitaçao da caixa.
Mas se o contador fez o fechamento? E apenas não pagou? Posso fazer novamente?

FABIO RICARDO

Fabio Ricardo

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 14:47

Olá Camila.

SEGUE MANUAL DA GFIP/SEFIP
PARA USUÁRIOS DO SEFIP 8.4


7 – COMO RECOLHER E INFORMAR
O empregador/contribuinte deve sinalizar o recolhimento/declaração ao FGTS ou apenas a declaração ao FGTS por intermédio do campo Modalidade, no SEFIP.
Para o FGTS, é possível haver complementação na informação das remunerações, para fins de recolhimento ou declaração, em uma nova GFIP/SEFIP.
Para a Previdência, em regra, é considerada válida apenas uma GFIP/SEFIP para cada chave, transmitida pelo empregador/contribuinte.
Para compreender melhor o disposto acima, é necessária, primeiramente, uma abordagem sobre os conceitos de “modalidade” e “chave de uma GFIP/SEFIP”, o que é feito nos subitens 7.1 e 7.2.
7.1 - Modalidade
O recolhimento/declaração ao FGTS bem como apenas a declaração ao FGTS deve ser indicada por intermédio do campo Modalidade. Numa mesma GFIP/SEFIP, é possível haver trabalhadores com recolhimento ao FGTS e trabalhadores sem recolhimento ao FGTS. Ainda, por intermédio da modalidade, é possível sinalizar a existência de retificação ou confirmação de informações, não aplicável ao cadastro do FGTS. Em todas as modalidades, há a declaração para a Previdência Social. As modalidades podem ser:
MODALIDADE FINALIDADE
Branco Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência
1 Declaração ao FGTS e à Previdência
9 Confirmação/Retificação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência.
A seguir, a utilização de cada modalidade:
a) Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência (modalidade branco)
Deve ser utilizada para recolhimento ao FGTS e prestação de informações à Previdência. Esta modalidade possibilita que o aplicativo SEFIP gere as informações ao FGTS e à Previdência, emitindo a guia de recolhimento, após a transmissão do arquivo pelo Conectividade Social, para quitação do Fundo de Garantia. Pode, também, ser utilizada para contribuintes individuais quando no mesmo movimento existirem trabalhadores com FGTS.
b) Declaração ao FGTS e à Previdência (modalidade 1)
Deve ser utilizada nas situações em que não é recolhido o FGTS devido no mês de competência, configurando a confissão de débito para o Fundo de Garantia, bem como para prestar informações à Previdência. Esta modalidade deve ser utilizada para contribuintes individuais quando não existirem trabalhadores com FGTS no movimento.
c) Confirmação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência (modalidade 9)
Deve ser utilizada para confirmação ou retificação das informações prestadas anteriormente, para trabalhador que constou em GFIP/SEFIP anterior, em qualquer modalidade.
A necessidade da confirmação destes trabalhadores na GFIP/SEFIP possibilita a geração da nova GFIP/SEFIP com todos os trabalhadores para a Previdência, sendo justificada pelo disposto no subitem 7.2.

Exemplo:
O empregador/contribuinte recolheu o FGTS e declarou à Previdência para 90 trabalhadores, utilizando, portanto, a modalidade branco para geração da GFIP/SEFIP. Posteriormente, verifica que dois trabalhadores não foram informados no arquivo transmitido, mas possui recursos financeiros para quitar o FGTS de apenas um dos trabalhadores.
Deve ser gerada uma nova GFIP/SEFIP com as seguintes características:
• Para os 90 trabalhadores já informados anteriormente, deve ser utilizada a modalidade 9;
• Para o trabalhador que compõe o novo recolhimento ao FGTS e declaração para a Previdência deve ser utilizada a modalidade branco;
• Para o trabalhador sem o recolhimento do FGTS neste momento, deve ser utilizada a modalidade 1.
Desta forma o SEFIP gera o novo arquivo para transmissão, com todos os trabalhadores, calculando o valor a ser recolhido e gerando a GRF apenas do trabalhador da modalidade branco, gera ainda, o relatório de confissão de não recolhimento de valores do FGTS para o valor indicado na modalidade 1.
NOTAS:
1. Para competência anterior a 01/1999 podem ser utilizadas as modalidades branco ou 1.
2. Para os códigos 115, 130, 135, 150, 155, 608 e 650, podem ser utilizadas as modalidades branco, 1 e 9.
3. Para os códigos exclusivos do FGTS (145, 307, 317, 327, 337, 345 e 640) deve ser utilizada somente a modalidade branco, devendo ser informados apenas os trabalhadores a que se refere o movimento, ou seja, os trabalhadores já informados anteriormente não devem ser confirmados na modalidade 9. Para retificação ao FGTS das informações prestadas incorretamente ou indevidamente, observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da matéria.
4. Para o código 211 podem ser utilizadas as modalidades 1 ou 9.
5. Para o FPAS 868 podem ser utilizadas as modalidades branco ou 9.
6. Para a competência 13, podem ser utilizadas as modalidades 1 ou 9.
7. A modalidade branco pode ser utilizada para as categorias exclusivas da Previdência, caso existam no mesmo arquivo categorias com recolhimento do FGTS.
8. Para os códigos 418 e 604 não são utilizadas as modalidades.
9 Caso o empregador/contribuinte deixe de efetuar o recolhimento do FGTS correspondente a GFIP/SEFIP na qual a modalidade informada seja branco, esta modalidade é convertida em modalidade 1, após 60 dias da data da transmissão do arquivo, configurando a confissão de débito para o Fundo de Garantia.

Espero ter ajudado!!!

NOTA DA MODERAÇÃO
Fonte: Classe Contábil [ clique para acessar ];

Fabio Ricardo
Administrador
camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 15:06

Luciano, na verdade não é sem movimento, esta aparecendo essa msg pq não foi feito o fechamento desta empresa por nos e sim pelo outro escritorio. Ate fiquei na duvida se deveria calcular novamente pq nao sei o q ocorreu nesse tempo. Eu calculei a folha e consegui fazer a SEfip. So q o valor do salario deles na epoca era diferente de hoje. Sera q tera algum problema? ou é assim mesmo q procedo?

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 16:16

boa tarde

me tirem uma duvida

so uso a modalidade 1 quando o funcionario sequer foi informado correto?


caso eu tenha informado na modalidade em branco mas nao foi pago, quando eu for refazer caso eu nao queira pagar de um determinado funcionario eu terei que coloca-lo na modalidade 9 ou na modalidade 1 uma vez que ele foi informado mas nao foi pago mas ainda será pago em outra oportunidade?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 16:26

Boa tarde Paulo,

so uso a modalidade 1 quando o funcionario sequer foi informado correto?


Correto, trata-se de código para confissão de divida;

caso eu tenha informado na modalidade em branco mas nao foi pago, quando eu for refazer caso eu nao queira pagar de um determinado funcionario eu terei que coloca-lo na modalidade 9 ou na modalidade 1 uma vez que ele foi informado mas nao foi pago mas ainda será pago em outra oportunidade?


Correto, empregado a recolher na modalidade branco, e demais na modalidade 9 (apenas confirmação).


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 17:07

Já consegui emiti...peguei autorização e cadastrei td no sistema desde 2008 e gerei de acordo com o valor da epoca.
Obrigada a todos!

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:19

obrigado vania

ontem eu tava de um jeito que eu poderia ler e reler uma 500 vezes que nao conseguiria entender.

terei que fazer umas 30 gfip em atraso faltando varios dados pois o cliente veio de outro escritorio.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:27

Isso é complicadíssimo Paulo.

Neste momento também estou fazendo o mesmo procedimento.
Cliente veio de outro escritório, não pagava FGTS, e eu estou tendo que criar o banco de dados, cuidadosamente, de acordo com as folhas de pagamento, holerites, enfim, para que não gere diferenças a pagar de INSS. É muito trabalhoso.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.