x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 1.146

CTPS - 2 Carteiras

Flávia

Flávia

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 10:25

Bom dia!

Tenho que fazer a admissão de um funcionário e ele me trouxe duas carteiras de trabalho:
A 1ª CTPS está com os campos para anotação de férias, alteração salarial e anotações gerais esgotados, porém ainda possui páginas de contrato de trabalho.
A 2ª possui anotações apenas de férias, salários e contribuição sindical.

Minha dúvida é em qual das duas devo registrar na 1ª ou 2ª CTPS?
Se for na 2ª CTPS, tenho que fazer alguma comunicação na CAIXA, pois o número da nova carteira é diferente da primeira?

Flávia

Flávia

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 16:33

Olá...

O número do PIS da 1ª e 2ª CTPS é o mesmo, o que muda é apenas o número da CTPS.
Na segunda carteira existem apenas anotações de férias e reajuste salarial (continuação do contrato de trabalho feito na 1ª)

Termy, devo procurar a CEF antes de registrar o funcionário? Ou posso fazê-lo na 2ª CTPS? E a SEFIP e CAGED devo transmitir apenas após a ida a Caixa?

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 16:50

Flávia

Então, pode fazer o registro na 2ª CTPS mesmo, pois nela consta o numeral da 1ª.
Faça o registro na 2ª Carteira.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 16:52

Flavia por via de dúvidas eu recorro à CEF, pode ser que fizeram a segunda via e já alteraram no cadastro do FGTS ou não. Melhor prevenir do que lá frente o empregado sai e não ter como fazer comunicação, precisar fazer RDT e daí por diante. Mas cada uma cabeça pensa de uma forma.

Skype termy.ferreira
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 17:18

Termy,

É interessante solicitar um "Relatório de contas com inconsistências cadastrais", no Conectividade Social, para evitar esses problemas de última hora que impedem a liberação da chave para o saque.

Inclusive algumas retificações de dados do trabalhador podem ser feitas no próprio Conectividade.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 17:26

Concordo com você Marcio Padilha, eu tenho um banco de dados com mais 500 registros de empregados, se eu não tiver certas precauções e deixar tudo pra quando o empregado for dar aviso, daí eu solicitar um relatório de incontigência, aí estarei na pedra. Oriento os meus colaboradores e colegas de trabalho a não deixar pra última hora, quando mais próximos estivermos da realidade, perderemos menos tempo. Já pensou se 100 empregados pedirem demissão de uma só vez e eu tiver que fazer RDT de 40 deles? Eu poderia ter acertado antes de iniciar o registro.

Skype termy.ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.