x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.255

Pis/Abono Salarial Pelo Convenio Empresa

Patricia Bagatoli de Campos

Patricia Bagatoli de Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 08:23

Olá pessoal,
Ontem fui na caixa economica retirar meu Pis ai constou que estava pelo pis convenio empresa, mas aconteceu o seguinte. Ano passado recebiamos pelo convenio juntamente com um cliente, mas o cliente mudou-se de contabilidade e o rapaz que faz a folha simplesmente excluiu o cliente do convenio da contabilidade e não fez informação alguma do convenio existente contendo meu numero do pis. Resultado: Não consegui retirar o pis, na agencia da caixa consta como o pis esta vinculado ao convenio da contabilidade que por sua vez não foi feito dentro do prazo. Alguem sabe me dizer o que temos que fazer para que eu possa receber meu pis, sendo que tenho direito.
E que o convenio não foi informado. Será que informando agora depois do prazo meu pis será liberado?
Obrigada.

Patrícia Bagatoli de Campos
Fiscal/Contabil
Marco Contabilidade
Taió/SC
vinicius soares da silva

Vinicius Soares da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 13:14

Patrícia,

Quando uma empresa recebe o arquivo do Pis Abono, ela é obrigada enviar para a Caixa Econômica um arquivo de liberação de recursos, informando quais serão os funcionários que receberão o benefício em folha. Após este procedimento, a empresa deve levar na agência da caixa econômica (na qual é conveniada) um relatório assinado, constando valor e a ser repassado.
No caso, acredito que a empresa responsável pelo o convênio, deve ter recebido o arquivo normalmente e, como você não faz "parte" eles "devem" ter informado no programa do Caixa (XPIS) que você não iria receber o benefício em folha, ou seja, recebendo através do calendário da Caixa Econômica.
É válido tentar fazer contato com o cliente...

Espero ter ajudado.

Att,

--
Vinícius Soares

Patricia Bagatoli de Campos

Patricia Bagatoli de Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 13:30

Hj pela manhã consegui entrar em contato com um funcionário da caixa economica de outra cidade que conseguiu exclarecer minhas duvidas.
Vou contar para o caso de acontecer de alguma empresa esquecer de fazer o comunicado vcs saberem como proceder.
Na Caixa economica me informaram que como o convenio não tem prazo de validade se o arquivo não for informado os valores do pis ficam retidos até o ultimo dia dos pagamentos pelo convenio pis/empresa. Sendo assim até 06/09/2013. Após esta data as empresas terão que informar as pessoas que não fizeram o recebimento na empresa e devolver o dinheiro para a caixa economica, que esta então irá recolocar o dinheiro na conta do pis das pessoas que ainda não sacaram permanecendo lá até o prazo final em 06/2014.
No meu caso o funcionario do departamento pessoal terá de fazer o cancelamento do convênio para que a caixa possa resgatar meu valor de pis retido pelo convenio (mesmo não que não foi enviado o arquivo constando os funcionários que iriam receber pelo convenio) como ja estava cadastrado tinha que ter sido feito o arquivo para recebimento em folha o que não aconteceu. Sendo assim depois do cancelamento receberei pela data conforme calendário do pis normalmente... No meu caso já poderia ter sido retirado desde 15/08. agora terei que esperar para sabe lá quando, espero que depois do dia 08/09 esteja liberado conforme me foi dito.
E obrigada vinicius soares pela resposta a minhas duvidas.
Att,
Patrícia

Patrícia Bagatoli de Campos
Fiscal/Contabil
Marco Contabilidade
Taió/SC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.