x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 7.446

Notificação do MTE

Carla Alves Costa

Carla Alves Costa

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 12:07

Boa tarde!

Pessoal alguem pode me ajudar, um cliente foi notificado a apresentar a SRTE um CD contendo os seguintes arquivos:
a)Arquivo MANAD (folha de pagamento) ;
b) Arquivos SEFIP. RE ( gerados no sistema folha de pagto)
c) Arquivos da Dirf em formato DEC e TXT...entre outros...

A dúvida é: me informaram que eu consigo todos esses arquivos junto a Receita Federal, essa informação procede? caso negativo, qual o melhor caminho pra atender essa solicitação?

Se alguem puder me ajudar, agradeço desde já.

Carla Alves Costa

Carla Alves Costa

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 13:21

Sergio boa tarde!!

Obrigada por sua ajuda, e quanto a pegar essas informações na Receita procede? porque essa informações são dos ultimos 5 anos, e aqui conosco eles tem 3 anos...eu consigo pegar na Receita Federal?

Sérgio Caetano

Sérgio Caetano

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 14:22

boa tarde Carla,

a empresa possui certificado digital? se possuir, a DIRF tem como acessar no e-CAC e importar o arquivo. Se não possuir, é possível pedir cópia da DIRF impressa na Receita Federal preenchendo um requerimento(em arquivo acredito que não disponibilizam); a SEFIP pode retirar cópias impressas na Receita Previdenciária preenchendo um requerimento (em arquivo acredito que não disponibilizam)ou pode tentar na Caixa ; quanto ao Manad, terá que verificar com o responsável pelas informações da empresa nos 2 anos que você precisa.

Carla Alves Costa

Carla Alves Costa

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 15:31

Sérgio, vou falar o que está me atormentando, é esse
Arquivo MANAD, porque eu nao faço a minima idéia do que seja, tem até um validador pra ser baixado pela RFB mais o aplicativo nao baixa, liguei na RFB da minha região e eles nao sabem o que é esse arquivo tbem...então quando vc fala que eu posso gerar do meu sistema de folha, contudo ao pesquisar percebe-se que esse MANAD tem um layout especial...concluindo a dúvida permanece, quanto aos outros tópicos tipo: Dirf, Sefip etc...esses eu dou um jeito de conseguir... meu problema maior é : Como fazer esse Arquivo MANAD?

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 15:36

Carla,

O arquivo Manad é algo relativamente novo em RH e DP, o que você deve fazer e solicitar a configuração do seu sistema operacional de folha de pagamento junto ao analista de TI do mesmo, ele irá configurar o seu sistema para que seja gerado o arquivo Manad.
Claro que você irá pagar por essa configuração, se tiver sorte, precisará apenas da atualização.

Att.
Fabio Reis
Analista de RH
Wellington Soares

Wellington Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 12:02

Pessoal aproveitando para tirar uma duvida, tenho uma notificacao para apresentar ao ministerio do trabalho onde o mesmo pede arquivos Sefip. re (fgts) desde o periodo de 2005 ate hoje, mas quando exporto o arquivo se eu renomear o programa da caixa naolocaliza os mesmo, entao tenho que abrir uma pasta para cada mes e importar mes a mes. Teria outra maneira de exportar estes arquivos sem ser mes a es e em pastas distintas?

Carla Alves Costa

Carla Alves Costa

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 12:34

Welington se for o mesmo caso do meu, que pediu Sefip junto com o Arquivo Manad para o Ministério do Trabalho, eu só criei uma pasta no disco C ( que chamei de SEFIP por exemplo) e dentro do meu programa eu gerei a Sefip e informei o caminho a ser gravado nessa pasta. Só que vc deverá a cada gravação ir na pasta e renomear o Arquivo, porque se você deixar com o mesmo nome um irá sobrepor o outro. Então voce gera por exmplo o mes 01/13 e quando vc for la na pasta ele vai estar sefip.exe ( exemplo) ai vc renomeia e coloca Sefip0113...e volta e gera o mes dois e faz a mesma coisa até exportar todos.

Deu pra entender?

Wellington Soares

Wellington Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 13:48

Carla, eu compreendi o que vc disse, mas continuo com uma pequena duvida,
quando gero um arquivo do meu programa de folha para ser exportado e em seguida importado pelo programa SEFIP este arquivo sai com nome SEFIP.RE e quando ronomeio o mesmo nao consigo nem encontrar o arquivo, pois o programa do SEFIP so aceita com nome SEFIP.RE, neste caso se eu renomear, a Fiscal vai conseguir importar estes arquivos para o sistema dela, ja que no meu programa SEFIP nao consigo?

Carla Alves Costa

Carla Alves Costa

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 15:29

Wellington com certeza ela irá conseguir, por isso eles pedem para que o arquivo que seja mandando seja aquele nao recepcionado pelo SEFIP, ou seja aquilo que nosso programa de contabilidade manda para o programa SEFP, que seja mandado para o MTE.Eu também fui notificada nesse sentido e mandei até agora nao disseram estar errado. Você tambem deverá baixar o SVA para protocolar ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.