x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 950

HELEN RENATA BARBOSA DA SILVA GOMES

Helen Renata Barbosa da Silva Gomes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Logística
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:11

Ola boa tarde!
Tenho a seguinte duvida, trabalho no regime da CLT, no horário de 8hs as 17hs de segunda a sexta, e no sábado de 8hs as 12hs. Mas faço todos os dias de segunda a sexta no minimo 3 horas extras. Meu gerente disse que eu poderia folgar no sábado, ja que estava como muitas horas na casa, mas que ele descontaria não 4hs referente ao sábado, mas sim 8hs horas do saldo de minhas horas extras, isto é correto??

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:24

Ola Helen,

Logico que NÃO está correto, procure seu sindicato e denuncie. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
ADAUTO LIBERTO JUNIOR

Adauto Liberto Junior

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:26

Boa tarde,

Durante a semana você faz 40 horas( de segunda a sexta das 08:00 as 17:00, com 1 hr de intervalo, certo?)
Logo para completar sua jornada semanal, você deveria então fazer mais 4 horas no sábado, que seria então das 08:00 as 12:00.
O que geralmente ocorre, é um acordo entre os empregados e empregados para que essas 4 horas sejam dividas em jornada a mais durante a semana.
O que o seu gerente lhe propôs neste caso foi uma substituição da jornada aos sábados por horas extras durante a semana, só que não vejo lógica em ele querer descontar 8 horas aos invés de 4 horas.
Pergunte a ele o que ele esta usando como base em lhe fazer essa proposta, pois ao meu ver o correto seria apenas as 4 horas !.

Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:27

Pelo que entendi, não!
Você registra ponto em equipamento, relógio de ponto ao realizar hora extra?
Helen existe o banco de horas onde nesse caso, as horas extras não serão remuneradas, sendo concedidas, como compensação, folgas correspondentes ou sendo reduzida a jornada de trabalho até a "quitação" das horas excedentes, mais para isso existe um acordo por prazo determinado ou indeterminado.

Helen, você faz no mínimo 03 horas extras ao dia?
A prorrogação de jornada de trabalho não pode ser superior a 2 horas diárias.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."
Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:37

Outro detalhe importante é que as horas extras são limitadas a 2 horas diárias

DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 (CLT) Art. 59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

Dreone

Contador Municipal
HELEN RENATA BARBOSA DA SILVA GOMES

Helen Renata Barbosa da Silva Gomes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Logística
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 13:38

Ola Rodrigo Ricardo.
Respondendo as suas perguntas. Aqui não temos ponto eletrônico, é feito apenas o controle através de cartão de ponto.
Nunca foi mencionado que teríamos o regime de banco de horas, ou seja, teriam que me pagar as horas extras que fiz, mas neste mês de Agosto trabalhei normalmente as 44hs semanais e fiz 35 horas extras. Faltei apenas um único sábado com o aval do gerente para abater nestas horas extras, mas ele quer descontar 8hs.

Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 14:33

Helen o importante a fazer é conversar reservadamente.
Verifique seu contrato de trab.
Tente resolver com a empresa primeiramente.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.