x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.228

Retificação de GFIP - CNAE

João Mario de Freitas de Vito

João Mario de Freitas de Vito

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 13:48

Prezados, Boa tarde.

Preciso fazer uma retificação de uma GFIP referente ao ano de 2010,
pois o CNAE preenchido na GFIP 2010 estava errado.

Dessa forma eu gostaria de saber se na GFIP retificadora devo informar o CNAE preponderante da época em que foi emitida a GFIP (2010) ou preencho com o CNAE preponderante atual (2013)?

Fico no aguardo,

Abraço a todos.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:12

Boa tarde Joao Mario, veja :

Exemplo: Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 07/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo 20 trabalhadores (campo Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do CNAE e do nome de um trabalhador.
Basta que na próxima GFIP/SEFIP a ser transmitida, seja informado o CNAE e o nome corretos. Nesta mesma GFIP/SEFIP é necessário solicitar a alteração do CNAE e do nome do trabalhador na opção de alteração cadastral via SEFIP. Caso seja utilizada a importação de folha, indicar a alteração do CNAE e do nome do trabalhador nos registros 10 e 13 do arquivo de folha de pagamento, observadas as orientações da Circular Caixa que estabelece procedimentos pertinentes à retificação de informações ao FGTS, transferência de contas FGTS e à devolução de valores recolhidos ao FGTS.

Fonte : Manual Sefip 8,4

João Mario de Freitas de Vito

João Mario de Freitas de Vito

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:32

Flavio Hayck Zenicola,

Muito obrigado, pela resposta.

Mas a minha dúvida ainda não foi sanada, terei que preencher a GFIP retificadora com o CNAE preponderante do ano de 2010 (ano em que foi transmitida a GFIP) ou posso preencher com o CNAE preponderante do ano de 2013 (ano em que será feita a GFIP retificadora).

Lucimar Raimundo de Sousa

Lucimar Raimundo de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 23:53

Boa noite,

Por favor, me aconteceu o seguinte, ao preparar a GFIP desde 05/2008, preenchi com o CNAE errado, ou seja, coloquei o CNAE principal do CNPJ, e recolhi o RAT no percentual da atividade secundária, que é considerada a preponderante da empresa, como faço para retificar todos estes meses, pelo que entendi na resposta do Flavio, basta na próxima GFIP a ser apresentada colocar os dados corretos. É isso mesmo? Não tem que apresentar aquele formulario na CEF, o RDE?
Desde já, agradeço muito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.