x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 1.967

Dúvidas sobre a Sefip

Jhennifer Mateus da Silva

Jhennifer Mateus da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:02

Boa tarde.

Estou com uma dúvida.
Uma pessoa me comunicou que caso uma "sefip complementar" seja enviada sem as devidas informações anteriores, irá apagar as primeiras informações enviadas, dando assim um problema na aposentadoria do funcionário, pois a previdência terá "perdido" as contribuições pagas.

Isso é verdade? Ou só acontece em um determinado código? Li no manual da sefip isso aqui, mas ainda estou na dúvida e gostaria da opinião de vocês.

5. Para um mesmo FPAS, é incompatível a informação dos códigos de recolhimento 115 e 150, na mesma competência, bem como a informação dos códigos 115 e 155, também na mesma competência. Caso sejam transmitidas GFIP/SEFIP com códigos 115 e 150 ou 115 e 155, na mesma competência e no mesmo FPAS, será considerada como válida para a Previdência apenas a última GFIP/SEFIP transmitida.

Att.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:08

O que você considera sefip complementar ?
Uma informação que não foi enviada anteriormente e que agora é necessário enviar ?
Ex. não informou um funcionário. Se for isso, você tem que entregar uma sefip com todos os outros funcionários já informados anteriormente na modalidade 9 e esse na modalidade branco.

Jhennifer Mateus da Silva

Jhennifer Mateus da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:14

Vânia, no caso foi apenas uma troca de experiencias com um colega.

Por Exemplo. Enviando uma sefip com o mesmo código incluindo um funcionário, porém sem as informações anteriores dos outros funcionarios. Ele me contou que fazendo dessa forma poderia apagar a primeira sefip, consequentemente apagando as informações dos funcionários da primeira sefip e dando problema na aposentadoria.

Obrigada pela resposta rápida.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:25

Sua colega está certa.

Na inclusão de um empregado esquecido por exemplo, você deve informar todos os outros na modalidade 9, e o esquecido na modalidade branco, senão realmente a ultima GFIP será considerada, e substituirá a anterior.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:31

boa tarde

se vc reenviar uma sefip com os dados de apenas um funcionario estará apagando automaticamente a informaçao anterior e se vc for ver o extrato constará apenas o valor do ultimo feito por vc.


mas com relaçao a aposentadoria nao sei se daria problema uma vez que as informaçoes anteriores "foram pagas" imagino eu no exemplo dado por vc.

acredito que vc teria que enviar novamente com a informaçao correta

Jhennifer Mateus da Silva

Jhennifer Mateus da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:37

Obrigada Paulo.

Então no seu entendimento, se as contribuições previdenciárias foram pagas para esse funcionário, não existirá a possibilidade dele "perder" as informações da previdência?

Existem muitas empresas que não pagam o INSS e infelizmente com essas trocas de contabilidade pode haver alguma perda de informação. Existe algum modo de ver as contribuições previdenciárias dos funcionários?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:39

Jhennifer,

Se houver a mudança de contabilidade você deve solicitar seus documentos de volta, principalmente as GFIPS, caso fique no escritório.
A conferência poderá ser feita através da própria GFIP com a relação dos empregados.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jhennifer Mateus da Silva

Jhennifer Mateus da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 15:45

Sim Vânia.

Mas infelizmente tem muitas contabilidades que falam que perderam essas informações ou não fazem backup's. Não existe alguma forma de conferir com o INSS? Tem muitas empresas aqui que não pagam INSS á anos e estamos tentando regulariza-las. Se eu pedir um parcelamento do INSS e não foi feito a informação correta os funcionários irão sair prejudicados.

MARIANA RODRIGUES

Mariana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:43

Nesse caso, o que podera ser feita, referente as sefip que estao em falta, e refaze-la, na modalidade 9...confirmação de informações anteriores....ai vc refaz com as informações que conste mensalmete na folha....e ai, vc pode solicitar no site da previdencia o estrato de pagamento da gps...pq da pra conferir se o que voce simulou no sefip gerou o inss no mesmo valor que foi recolhido.

MARIANA S. RODRIGUES PIRES!
ANALISTA DEPTO PESSOAL.
(62) 8446-0057
Skype: mariana.gestaodepessoas
E-mail: [email protected]
[email protected]

YOU TUBE: https://www.youtube.com/channel/UCDekmK
MARIANA RODRIGUES

Mariana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:48

CONCLUINDO

A informação de dei acima, tirar o extrato da gps, se ela foi paga, dará para reimprimi la para arquivar, ela ja sair com autenticação mecanica de recolhimento.
link: http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/aguia02/aguia02.html

basta colocar o cnpj, a senha é a mesma para verificar as pendencias, e esse extrato puxa os ultimos 12 meses da competencia que voce informar.

- veio uma empresa para nós de outro escritorio...e muitas guias em falta....fiz esse procedimento, bateu as informações, e deu certo.

Espero ter colaborado com algo...

MARIANA S. RODRIGUES PIRES!
ANALISTA DEPTO PESSOAL.
(62) 8446-0057
Skype: mariana.gestaodepessoas
E-mail: [email protected]
[email protected]

YOU TUBE: https://www.youtube.com/channel/UCDekmK
tiago vitor de sozua

Tiago Vitor de Sozua

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 10:02

Bom Dia!
Gostaria que alguem me aconcelha-se em uma informação sobre sefip.
tenho um valor muito alto para fazer compensação,e valor da folha e a baixo,se este mes eu fazer a compensação com o valor vai sobrar para fazer o mês que vem.eu posso fazer as compesaçoes e abaterem no valor que tenho ate acabar ou nao?

MARIANA RODRIGUES

Mariana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 10:10

Sim, pode compensar ate que acabe.
eu tenho uma planilha de controle pessoal, para que eu nao me perca nas informações.
Faça esse controle tambem, para que voce nao se confunda, e tambem para ter controle de qndo a compensação estiver acabando informar a empresa que irá ter inss a recolher.
__Só nao encontrei como anexar a planilha.

MARIANA S. RODRIGUES PIRES!
ANALISTA DEPTO PESSOAL.
(62) 8446-0057
Skype: mariana.gestaodepessoas
E-mail: [email protected]
[email protected]

YOU TUBE: https://www.youtube.com/channel/UCDekmK
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 10:10

Bom dia Tiago, pode ir compensando sim, com certeza ainda vai ser mais rápido do que fazer um PERDCOMP, faça um controle e vá compensando, este crédito é referente a que? pois dependendo do que for, pode ser deduzido o valor total da guia, mas dependendo, poderá apenas ser feito no limite de 30%.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 14:46

boa tarde a todos,

Arquivo enviado pela Mariana Rodrigues anexado com sucesso.
Clicar em: Este tópico contém anexo(s).

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.