x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 7.750

MEI - Como registrar um funcionário?

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 18:36

pessoal estou com um problema bem complicado:
Minha loja era ME, dei baixa e me registrei como MEI devido a muitos impostos e pagar uma empresa de contabilidade que estava me saindo muito caro.
Quando me cadastrei como MEI me informaram que eu não precisaria de contratar uma empresa de contabilidade que foi um alívio, além de muitos impostos que eu pagava que não tem mais, enfim.

Agora contratei um funcionário e não sei como registra-lo, encontrei um tutorial no site do Sebrae/MG que explica mais ou menos, manda instalar alguns programas (GRRF, Sefip e Con. Social), mas parece que o tutorial para no meio do caminho e não explica como usa os programas...

Liguei no Sebrae e não souberam me explicar absolutamente NADA, disseram que preciso contratar um contador.

Liguei em várias empresas de contabilidade aqui do DF e ninguém sabe como funciona o registro de funcionários pelo MEI, agora estou num beco sem saída pois o Sebrae que inicialmente me isentou de um contador, agora me manda contratar um, e não encontro um contador que saiba fazer!

De tudo que encontrei na internet vi que não sou realmente obrigado a contratar um contador, não tem nada que me impeça de eu mesmo fazer tudo (a não ser o conhecimento, lógico). Mas não consigo encontrar uma empresa de contabilidade para me dar esta consultoria (paga) e me explicar todo o processo que preciso fazer todo mês para gerar o FGTS, GPS, contracheque, etc, e nem mesmo para contratar para fazer este serviço todo mês.

Eu consegui instalar todos estes programas, pelo que me informei não preciso de um certificado digital, sei que vou pagar 3% de previdência, 8% de FGTS, vale transporte e tudo mais, já comprei o livro de funcionários e estou com a CTPS do funcionário em mãos

Alguém pode me dar uma ajuda sobre?

Grato.

ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 18:45

Daniel, só ressaltando:

Um MEI não é obrigado a pagar honorários contábeis, a menos que tiver um funcionário, pois as obrigações e responsabilidades são muitas!!! Aqui no estado de São Paulo, não é possível fazer os envios adequados sem certificado digital!!! Pois a caixa exige um validador ! Agora ai eu não sei...Mas eu aconselho você a procurar um escritório contábil sim, pois estamos aqui é para atender empresários e pessoas que queiram se tornar um dia!!!

Temos uma conduta profissional que é : Resguardar direitos, interesses e compartilhar custos / riscos e benefícios!!!

#ficaadica#

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 18:55

Olá Aline,
obrigado pela informação, bem que eu queria mas o problema está sendo achar profissionais da área aqui em Brasília, quando se fala em MEI muitos os contadores daqui não sabem sequer o que é! aí que ta complicado......

ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 19:08

Nossa, mas ai é a nossa capital!! ai é onde tudo acontece!!! Que estranho né?...complicado, vc vai ter que ir procurando informaçoes aqui mesmo...pena que eu não sei essas rotinas de dp..senao lhe ajudava!!!

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
RAFAEL PEREIRA DA SILVA

Rafael Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 19:27

Prezado, Daniel, boa noite,

Vamos lá o governo anuncia que o MEI não precisa contratar um profissional de contabilidade e no primeiro ano a declaração de imposto de renda da empresa deverá ser entregue sem custo. Tudo bem, até entendo que o MEI é uma empresa pequena, mas como fica os profissionais de contabilidade nessa historia, e outra coisa o governo informa que o escritório de contabilidade optante pelo simples nacional é obrigado fazer essa declaração gratuita no primeiro ano. Bom acredito que todo profissional deve ser recompensado pelo seu trabalho. Bom vamos ao que interessa: 1- Você deverá fazer um certificado digital em nome da empresa, depois deverá habilitar junto ao sistema da caixa para o envio da conectividade, no momento do registro você vai precisar informar o caged do funcionário, como já instalou os arquivos da caixa, você deverá ler os manuais que tem no site da caixa, lá informa detalhadamente como gera o fgts e inss. Bom eu te aconselho que procure um profissional para prestar esse serviço, até mesmo porque você corre risco de não fazer da forma correta e te prejudicar muito mais...... pense nisso

Assessoria Contábil; Tributária; Depto. Pessoal; Aberturas, alterações e encerramentos de empresas.
daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 15:56

Nossa, mas ai é a nossa capital!! ai é onde tudo acontece!!! Que estranho né?...complicado, vc vai ter que ir procurando informaçoes aqui mesmo...pena que eu não sei essas rotinas de dp..senao lhe ajudava!!!

pois é, aqui é onde tudo deveria funcionar, pena que só na teoria =/


Rafael, eu também não acho justo o governo obrigar profissionais de qualquer área trabalhar de graça, não gosto que desvalorizem meu serviço então eu procuro não desvalorizar o de ninguém, tanto que eu me registrei como MEI sozinho, fiz meu cadastro para recolhimento de FGTS na Caixa, Secretaria da Fazenda, etc. Tudo fui me virando em aprender pois não queria procurar um contador pois não estava com condições de pagar, mesmo sabendo que eles não podem cobrar.

O problema está sendo que não consigo uma empresa de contabilidade que preste serviço para MEI aqui em brasília (Taguatinga pra ser mais exato), a maioria deles dizem que não sabem como funciona pois isso é novo e não-sei-oque, as vezes até sabem mas acham que estou querendo o serviço de graça por ser MEI
Eu queria um contador para me dar esta assessoria sobre como usar estes programas com a rotina que vou ter de fazer todo mês e pagaria pelo serviço, não quero é ter de contratar uma empresa de contabilidade e pagar todo mês só pra cuidar dessa parte do funcionário.

Eu já tenho o certificado digital em arquivo (não tenho é o cartão)
Liguei na central do Sebrae aqui e me disseram para levar o note lá com os programas que tenho para me explicarem como tenho que fazer, amanhã vou lá depois retorno aqui pra dizer.

Obrigado a todos pela ajuda.

RAFAEL PEREIRA DA SILVA

Rafael Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 13:57

Então Daniel, como disse antes, tem os manuais de explicação no site da caixa na aba download, lá você vai ter uma boa noção como faz isso.


Att.

Assessoria Contábil; Tributária; Depto. Pessoal; Aberturas, alterações e encerramentos de empresas.
ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:00

Daniel, que dureza ein!!!! se conseguir alguma coisa, me avise! podemos ver juntos....

estou a disposição!!!

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
Ricardo Lourenço

Ricardo Lourenço

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:13

Os direitos o obrigações trabalhistas para um funcionário de uma MEI são os mesmos em relação a qualquer outro tipo de empresa. Não precisa ter uma contador para fazer a folha de pagamento mas como a legislação trabalhista é bem complexa seria bom contratar uma empresa ou pessoa com experiencia no assunto para fazer sua folha.

Elton Paulino

Elton Paulino

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:15

boa tarde amigos!

DANIEL, poderia me passar seu email, para que eu posso lhe ajudar no que for preciso, até mesmo se for em mensagem instantânea, no que achar melhor!

ATT. Elton Paulino.

ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:20

Elton Paulino

Boa tarde! se vc puder me passar algo sobre o assunto, tbm me interesso!!!

obrigada!

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 15:56

Olá pessoal,

fui no Sebrae e consegui uma planilha para gerar o contracheque automaticamente bem simples, mas sobre os programas não sabem explicar o uso

No Sebrae eu falei que não estava conseguindo um contador que saiba como fazer com MEI, a atendente me informou que o processo de registro de funcionário é o mesmo para qualquer tipo de empresa, muitos contadores mesmo nem sabem que é assim

Eu dei uma lida no manual dos programas e consegui fazer todo o cadastro da empresa e do funcionário no programa Sefip, mas não consegui um passo-a-passo da rotina que vou ter de fazer todo mês, sei que todo mês tenho que importar um arquivo que baixo no site da Caixa, já tenho instalado também o Conectividade Social e o certificado digital pra ele, vou esperar acabar a greve dos bancários pra ir na Caixa ver se consigo um help

Elton, se vc souber de alguma dica pode me enviar por mensagem aqui do fórum mesmo!

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos! =]

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 20:26

Boa noite,

fiz meio que uma aula com um contador e fui anotando o passo-a-passo do procedimento que tenho que fazer nos programas:

Sefip
1. Baixar até o 5° dia útil do mês os arquivos SE***.EXE e TF***.EXE no:
[url=http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?subCategId=631&CategId=125&subCateglayout=SEFIP/GRF&Categlayout=FGTS
]http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?subCategId=631&CategId=125&subCateglayout=SEFIP/GRF&Categlayout=FGTS
[/url] 2. Ferramentas - Carga Manual de Tabelas - Importar arquivos baixados "Índices FGTS" e "SELIC";
3. Movimento - Novo;
Competência: Preencher mês referente;
Cód. Recolhimento: 115. Salvar
4. Expandir, clicar na Empresa, depois "Marcar participação de Todos" (mãozinha);
Dados do Movimento:
a) no campo “Simples”, “não optante”;
b) no campo “Outras Entidades”, “0000”; e
c) no campo “Alíquota RAT”, “0,0”.
5. No funcionário em Remunerações - Sem 13° - preencher o salário base;
Remuneração Complementar para o FGTS: NÃO;
6. Informações Complementares:
Em Compensação inserir 17% do Salário Base, Período Início e Fim inserir Mês referente.
7. Clicar no primeiro item e Executar e Sim;
salvar o arquivo

Conectividade Social
1. Operações com Sefip;
Envio de RE, Adicionar e Enviar o arquivo salvo no Sefip.
2. Salvar Selo, voltar no Sefip;
3. Relatórios - GRF - Arquivo de Selo - escolher o arquivo salvo no Conectividade Social e Imprimir FGTS;
4. Relatórios - imprimir RE, Comp. de Declaração a Previdencia e GPS

Sites de referência:
[url=http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/beneficios/contratacao-de-um-funcionario-com-menor-custo-1
]http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/beneficios/contratacao-de-um-funcionario-com-menor-custo-1
[/url][url=http://www.osfe-rnc.com.br/noticias-detalhes.asp?noticia=122
]http://www.osfe-rnc.com.br/noticias-detalhes.asp?noticia=122
[/url][url=http://www.escolafreelancer.com/empreendedor-individual-como-contratar-um-funcionario-de-forma-legalizada/
]http://www.escolafreelancer.com/empreendedor-individual-como-contratar-um-funcionario-de-forma-legalizada/
[/url]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.