x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.142

Irrf sobre salario - quem pode ser Dependente?

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:38

boa tarde caros colegas,sou iniciante no setor pessoal e fazendo o encerramento da folha de pagamento esse mês me deparei com a seguinte questão: quando eu estou encerrando a minha folha de pagamento, quem eu posso considerar dependente do meu funcionário e porquê? esse dependente vai impactar na declaração de irpf do funcionario? conto com a ajuda de vocês!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:46

Ola Danilo,

Não é voce que considera ou desconsidera quem é dependente. No ato da contratação do colaborador, voce deve pedir uma declaração informando a quantidade e nome dos dependentes para IR, ficando assim a empresa isenta de qualquer informação inexata. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:47

Boa tarde, veja alguns :

cônjuge ou companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, inclusive para relações homoafetivas
filho(a) ou enteado(a) de até 21 anos de idade, ou de qualquer idade se incapacitado física ou mentalmente para o trabalho
filho(a) ou enteado(a)de até 24 anos que cursam ensino superior ou escola técnica de segundo grau (o fato de ter completado 25 anos em 2012 não influencia)
irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem amparo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho
irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem amparo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos
pais, avós e bisavós que, em 2011, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 19.645,32
sogro ou a sogra podem ser dependentes se seu filho ou filha estiver declarando em conjunto com o genro ou a nora
menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial
pessoa absolutamente incapaz (como menores, enfermos e deficientes), da qual o contribuinte seja tutor ou curador

Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 09:48

Senhores bom dia!

Por favor caso possam me ajudar, tenho uma dúvida em relação ao cruzamento de dados da declaração de IRPF com o IRRF!

Eu irei declarar meu IRPF e consequentemente vou declarar meu dependente, que no caso é meu filho, mas na minha folha de pagamento não está sendo feita a retenção do IRRF considerando o meu dependente, o cálculo é feito como se eu não tivesse nenhum dependente! Então minha dúvida é:

Isso poderá me trazer problemas com a RFB futuramente?

Grato,
Sydney.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 09:56

Sydney,

Pelo que entendi, seu desconto de IR sobre folha de pagamento está sendo feito em valores maiores do que deveriam (uma vez que não há dedução de dependentes).

Você declarando corretamente os valores que recebeu e que foi descontado de você na folha de pagamento, não haverá problemas.

No momento da declaração de IR (pessoa física) irá colocar o dependente, portanto poderá restituir os valores descontados a maior de IR (se acaso não tiver outra renda comprovada)

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Sydney Barbosa da Silva Junior

Sydney Barbosa da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 10:11

Bom dia Kleber.

Você entendeu corretamente, é o que está havendo atualmente, eu estou pagando o IRRF a maior pelo fato de não estarem deduzindo o valor do meu dependente.

Mas como você disse que posso haver os valores, pois eles serão considerados para apuração do IR a pagar ou a restituir, eu fico mais tranquilo quanto ao assunto.

Grato pela atenção,
Sydney.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.