x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.142

Irrf sobre salario - quem pode ser Dependente?

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:38

boa tarde caros colegas,sou iniciante no setor pessoal e fazendo o encerramento da folha de pagamento esse mês me deparei com a seguinte questão: quando eu estou encerrando a minha folha de pagamento, quem eu posso considerar dependente do meu funcionário e porquê? esse dependente vai impactar na declaração de irpf do funcionario? conto com a ajuda de vocês!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:46

Ola Danilo,

Não é voce que considera ou desconsidera quem é dependente. No ato da contratação do colaborador, voce deve pedir uma declaração informando a quantidade e nome dos dependentes para IR, ficando assim a empresa isenta de qualquer informação inexata. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 16:47

Boa tarde, veja alguns :

cônjuge ou companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, inclusive para relações homoafetivas
filho(a) ou enteado(a) de até 21 anos de idade, ou de qualquer idade se incapacitado física ou mentalmente para o trabalho
filho(a) ou enteado(a)de até 24 anos que cursam ensino superior ou escola técnica de segundo grau (o fato de ter completado 25 anos em 2012 não influencia)
irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem amparo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho