x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 757

Recolher INSS integral no mês do afastamento?

Vitor Miranda Corrêa

Vitor Miranda Corrêa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 14:10

Boa tarde pessoal.

Sou novo nessa área, estou começando agora e hoje descobri esse fórum, que acho que pode me ajudar muito.

Minha dúvida é: O sócio único da firma, foi afastado no dia 05/09. Ele ainda não fez a perícia. Quero saber se ele recolhe o pro labore e paga o INSS integral, referente a setembro.

Imaginei que fosse sair proporcional, mas o sistema puxou normalmente, de forma integral. Quero saber se preciso zerar o salário dele manualmente ou se realmente por esse mês ele ainda precisa pagar o INSS.

Obrigado!

Vitor Miranda Corrêa

Vitor Miranda Corrêa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 14:41

Eu perguntei a um conhecido, ele me disse que não tem pro labore proporcional. Que se fosse funcionário, seria proporcional.

Falou que o sistema deveria ter puxado o pro labore zerado e que eu poderia zerar manualmente. Mas ainda tô com dúvida. Não sei se ele tem certeza.

Cleiton Vieira

Cleiton Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 11:51

Gostaria de fazer a mesma pergunta porém relacionado a empregada doméstica, no meu caso a mesma esta saindo de licença maternidade no dia 16 do mês, o INSS que deve recolher será integral ou proporcional aos dias trabalhados, o sistema de folha que utilizo pra doméstica é o mesmo que utilizo pra empresa e esse calculou integral, esta correto?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 11:58

Bom dia Cleiton,

O afastamento para a doméstica é imediato, não existe primeiros 15 dias. Portanto, a partir do afastamento desconsiderar qualquer valor de salário ou desconto de INSS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.