x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.979

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:20

Boa tarde.
Eu gostaria de saber se o trabalhador já é cadastrado no PIS em seu primeiro emprego. Não tenho certeza se fui cadastrado no PIS no meu primeiro emprego.

Arthur Vasconcelos

Arthur Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:34

Sim, a responsabilidade do empregador é, inclusive, gerar o PIS, que é o número de identificação da conta que cinco anos após, cumprindo dentre outras regras (veja aqui>>>http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Beneficios/abono_salarial/index.asp)será depositado seu Abono Salarial.

Você deve ligar pra 0800 726 01 01 e verificar se tem PIS, que deve ter sido feito pelo seu empregador em seu primeiro emprego, e até solocitar o "Cartão Cidadão".

Ps: As novas edições da CTPS, isto é, Carteira de Trabalho, já vem com o número do PIS na folha que está em plástico. Veja lá.

Att,

É-nos lícito dar tributo a César ou não? [...]
Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.
Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Lucas 20:22-25
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:35

Deveria ser sim amigo, mas nem sempre os empregadores apresentam a documentação da CAIXA, o que ocasiona na não vinculação do seu NIS ao PIS.

Se você tiver daquelas carteiras antigas (capa azul) que não vinham com o NIS na página da foto, deve ter um cartão ou algum número anotado nas anotações gerais ou na capa.

Se for destas carteiras novas é interessante que você comparece na CAIXA para verificar se seu número de NIS foi vinculado ao PIS.

É que este número não é PIS, ele só vira PIS quando o empregador apresenta a documentação na CAIXA para fazer a vinculação ao PIS.

Abraços!

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:48

O número do meu PIS consta na última página da minha carteira de trabalho que é a antiga de capa azul. Esse número foi escrito por um agente do SINE, quando fui lá, alguns dias após a minha demissão do meu primeiro emprego. Mas eu queria saber há quanto tempo sou cadastrado para saber a partir de quando posso receber o benefício.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 22:36

Rainer

Mantenha contato com a CEF para saber a data do seu cadastro no PIS. O benefício que você se refere é o abono do PIS? Se sim, a Caixa também poderá informar se você tem direito.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.