x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 664

MEI que paga mais de 1 salario minimo p funcionari

BIANCA NUNES

Bianca Nunes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 21 outubro 2013 | 15:48

Boa tarde a todos, apareceu um cliente para a gente que é MEI, porem ele queria saber como fazer para registrar o func com mais de 1 salario. A empresa mandando a folha com mais de 1 salario, ele se desenquadra automaticamente? Posso gerar a folha ou só qd ele se desenquadrar. Me parece que isso so ocorre em Dezembro. Podendo ser gerado agora, como fica o encargo de INSS, paga-se como se fosse empresa nao optante do simples, ou o salario mais 3% como MEI.

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 21 outubro 2013 | 16:03

Boa tarde Bianca,

Lei Complementar 123/2006 - Art. 18-C. Observado o disposto no art. 18-A, e seus parágrafos, desta Lei Complementar, poderá se enquadrar como MEI o empresário individual que possua um único empregado que receba exclusivamente 1 (um) salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.


Acho que está auto explicativo.

Quanto a GPS, deverá recolher no código 2100 e recolher também 3% como parte patronal.

Para informar no SEFIP, você deverá marcar como "Não Simples", no campo de outras entidades "0000" e alíquota RAT "0,00".

O SEFIP vai calcular 20%, essa diferença para 3% que irá calcular, você deverá informar no valor de "Compensação".

Abraço

BIANCA NUNES

Bianca Nunes

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 21 outubro 2013 | 16:27

Bernardo Maia, boa tarde.

O empregador criou uma MEI, porem agora ele precisa registrar um func com R$ 2.000,00. Ele precisa de abrir uma nova empresa ou se eu entregando as informacoes para Sefip, Rais etc ele se desenquadra automaticamente? E as guias de INSS tenho que calcular com os encargos de 20% INSS empresa e 5,8 terceiros.

ATUALIZACAO: ja encontrei a resposta, desenquadraremos do MEI, ela entrará como simples e recolherá os impostos do simples retroativo e recolherá inss como simples tb.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.