x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 785

Afastamento de Sócio x GPS sobre pro-labore

ARMANDO BARROSO MENDES

Armando Barroso Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 14:56

Boa Tarde Senhores!!!
Em uma empresa Limitada com dois sócios, apenas um tem retirada pró-labore. Este que tem a retirada, afastou-se no mês de setembro/2013 por motivos de saúde e irá dar entrada no pedido de benefício. Pergunta: Como fica a guia previdenciária desta empresa no mês de setembro e nos meses de afastamento pois, o recolhimento era feito apenas sobre a retirada e eles não possuem empregados? Havendo emissão de Notas Fiscais nestes meses de afastamento do sócio, obrigatoriamente deverá ser feito o recolhimento previdenciário mesmo sem o lançamento da retirada pro-labore? Agradeço antecipadamente. Cláudia.

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 15:00

Com o benecifio o recolhimento da previdência já será realizado, nesse período vc pode deixar sem a retirada de por-labore, uma vez que este sócio estará afastado, aí é só gerar a SEFIP sem movimento. Quando o beneficio dele acabar, volta a sua rotina normal.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
ARMANDO BARROSO MENDES

Armando Barroso Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 15:12

Patrycya Palladino,

Entendi como funciona.

Porém, ele só me avisou que fez uma cirurgia e que ia entrar com o pedido do benefício, depois do dia 18/10/2013, quando já tinha efetuado o recolhimento da GPS competência 09/2013.

Sei que devo excluir a GFIP 09/2013 e transmitir uma outra, informando a data do afastamento dele mas, e este valor que ele recolheu em 18/10/13, poderei compensar futuramente?

Meu raciocínio está correto?

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 15:17

Armando

exatamente, vc corrige a sua SEFIP e depois pede a compensação, mas ATENÇÂO, vc tem que confirmar primeiro a partir de qual dia a Previdência Social concedeu o Benefício, se for a partir de outubro, vc não terá que refazer a SEFIP 09/2013, considera a retira de pro-labore.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
ARMANDO BARROSO MENDES

Armando Barroso Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 17:29

Patrycya,

Confirmei com meu cliente a data de concessão, e ele me disse que a vigência é a partir de 12/09/2013 e até 12/11/2013, portanto, terei sim que refazer a GFIP, e quando ele retornar, começar a fazer a compensação da GPS recolhida indevidamente.

Obrigado pela atenção e presteza das informações.

Espero posteriormente, poder também contribuir.

Um grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.