x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 37.217

INSS cód 1473

Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 09:10

Bom dia pessoal, estou precisando recalcular uma GPS - Contribuinte individual. Pelo o que observei nas anteriores, o código que é recolhido é o 1473, porém o valor é 33,90 que representa 5% do salário mínimo vigente. Minha dúvida é: quando preencho com esse código e confirmo, o valor da contribuição que aparece é 74,58 que representa 11%. E quando eu troco o código para 1929 aparece o valor certo. Qual código devo recalcular?
Grata desde já!

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 17:19

Boa tarde!

Pepita

O código 1473 é para o contribuinte facultativo que fez a opção por aposentaria exclusiva por idade atraves de recolhimento de aliquota reduzida.


O código 1929 é para o segurado facultavio de baixa renda cadastrado no CNIS que ganhe até 2 salários minimos, assim poderá este segurado contribuiir com 5% sobre o salário minimo desde que esteja inscrito no cadastro único.


Assim caso o segurado em questão esteja cadastrado no cadastro único e ganhe até 2 salários minimos poderá contribuir com 5% no código 1929, qual não atenda os requsitos acima, poderá contribuir com 11% no código 1473

saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago

Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 12:11

Obrigada Tiago, desculpe a demora do agradecimento, estava com problemas técnicos rs. Grata pela atenção! Abraços.

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.