x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.631

GFIP 650 (convenção coletiva) "apagando" GFIP 115

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 14:38

Boa tarde colegas do forum, estou com uma situação aqui que eu nunca tive e gostaria de compartilhar e saber se algum colega teve alguma situação parecida.

Aqui na cidade todos os anos o sindicato do comércio cuja data-base é 1º de setembro, atrasa o reajuste coletivo (esse ano até hoje não saiu). Quando sai, vem a obrigação de pagamento das diferenças. Desde 2009 temos feito nesse caso a GFIP 650 (convenção coletiva) e folha(s) complementar(es) dos meses em questão, tudo conforme circular da CEF, dá um trabalhão e tudo gratuíto, já que não é culpa do cliente esse atraso do sindicato, mas o sindicato não pagará os honorários desse trabalho todo, enfim...

Mas a questão é que tenho uma funcionária de um cliente que está para aposentar que pertence ao sindicato do comércio que todos os anos que teve GFIP 650 de diferenças de salários, NÃO aparece o valor de INSS do referido mês. Para o FGTS aparece certinho, inclusive o depósito das diferenças de salários, mas para o INSS NÃO aparece, ou seja, parece que a GFIP 650 está apagando os dados da GFIP 115 (para funcionário, já que não apaga informações de pro-labore) .

O proprietário da empresa é marido dessa funcionária e para ele pro-labore está tudo OK (já que para ele não há GFIP 650).

Esse cliente sempre paga tudo no prazo, sendo muitas vezes antecipa os pagamento de impostos e contribuições e TODAS as GFIP 115 foram entregues no prazo legal.

Algum colega já teve algum caso parecido?

Desde já agradeço.




Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 16:10

Boa tarde Paulo, vou confirmar, mas acho que é Modalidade 1 (na GFIP 650 Convenção Coletiva).

SIM, todo o trabalho de preencher manualmente o valor descontado do segurado na GFIP 650 referente as diferenças de salários.

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 16:21

A preocupação maior é que tu tive um sindicado que a data-base é 1º de agosto, em 2010 não teve acordo, foi pra justiça, virou o ano, 1º de agosto de 2011 nada, atrasou esse ano também, e nada da justiça decidir... Aí eu outubro o sindicato fechou acordo individual com algumas empresas referente ao reajuste de 2009 que a justiça resolvido a questão, ou seja, mais 13 meses de GFIP 650 com diferenças... a funcionária do escritório passou dias só resolvendo a situação dessas diferenças da empresa em questão...

Vou ver se algum funcionário da desta empresa que teve 1 ano de GFIPs de diferenças tirar um extrato junto ao INSS.

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 17:02

Paulo, está tudo OK. tanto a modalidade (‘branco’) da GFIP quanto as informações complementares, como código de protocolo no MTE etc.

Acho que vou precisar dar um pulo até o INSS. Agora foi até a Receita Federal do Brasil (INSS empresa ou seja, GFIP) ou ao Posto do INSS que cuida de aposentadoria.

Pedi para a funcionária tirar um extrato pelo site da CEF. O meu pai precisou de um benefício e pelo que o INSS tirava não saia algumas competências, agora o que ele emitia pelo Banco do Brasil e CEF que apresente o ALERTA que as informações são fornecidas pelo INSS (o banco nada tem haver com aquilo) aparecia os valores, aí o INSS aceitou, já que dois extratos apareciam e o do sistema do INSS não... vai entender...

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 17:04

Um detalhe, quando o INSS da GFIP dava valor inferior ao mínimo, foi informado na GFIP 115 do mês no campo próprio, está tudo redondo, agora o que está acontecendo eu não sei...

Desde já agradeço pela sua ajuda....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.