x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.681

Duvidas sobre registros de emprego

Thais

Thais

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 14:03

Olá.

Tenho 3 registros de empregos, porém em todos eles pedi minha demissão.
Meu primeiro emprego foi como op de telemarketing porém passei quase 4 meses sai sem nem fazer carta de demissão achei que depois me mandariam embora por faltas. (Depois descobri depois de meses que isso dá abandono de emprego).

A outra empresa que trabalhei foi uma perfumaria passei 7 meses e depois pedi demissão, assinei rescisão porém não levei a carteira para dar baixa até por que minha carteira tinha molhado e teria que tirar outra.

Meu ultimo emprego foi como aux administrativo passei quase 4 meses e pedi demissão fiz minha carta de demissão porém não voltei para assinar a rescisão.

Tirei uma nova carteira e para não ir de empresa em empresa pegar registros, fui ao INSS e solicitei o extrato de CNIS, tive que ir ao INSS puxar meu numero de PIS e quando me mostraram o extrato de CNIS só consta o registro da primeira empresa. Inclusive o cara do INSS informou que tenho que verificar urgente pois ao que parecem me registraram como registro frio.

Minhas duvidas são as seguintes:
Se eu me candidatar a uma vaga de emprego o RH da empresa terá como investigar em outro local e ver meus registros nos outros empregos, ou o currículo que entregarei ficará como sendo falso já que só consta registro de um emprego?

Se eu não voltar na última empresa que trabalhei para assinar a rescisão será como se eu nunca tivesse trabalhado lá? pois não consta nada no CNIS.


Creio que as outras empresas me registraram com número de pis errado só pode para não constar no CNIS.

Marcileide Rodrigues

Marcileide Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 16:22

É bem complicado, você deveria, nos três casos ter feito todo o processo de demissão. Mas, até onde sei, não tem órgão que possa fazer essa investigação para saber de seus registros, elas podem ver sim, pelo seu curriculum e carta de recomendação, dada aos funcionários após a demissão. Se não consta seu registro no INSS provavelmente eles não recolheram o mesmo, vá na caixa econômica e peça um extrato de FGTS (mesmo que não tenha direito de receber, vai saber se eles recolheram, e se tem mais de um PIS - esse pode ser o problema.) Se eles recolheram o FGTS essa informação foi dada ao INSS.
Também, para ficar com os registros corretos deve ir em cada empresa e pedir para terminar o processo de demissão e registrar a carteira.
Espero ter ajudado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 16:25

Thais, como o atendente do inss informou, você precisa ir nas empresas e solicitar o registro, ou seja regularizar, no futuro isso irá fazer falta, com relação as suas perguntas, o rh da empresa poderá investigar os empregos que você relacionou no currículo.
com relação a ultima empresa, e bom você assinar, você ficará com uma via e essa e uma prova que você trabalhou nesta, com relação ao pis, vá em uma agencia da cef e faça uma pesquisa, eles informaram o número correto, solicite também o extrato ANALITICO de FGTS de todas as empresas, esse também e um documento importantíssimo para comprovar o vinculo empregatício, depois compareça novamente ao inss e mostre a eles a documentação para regularização junto ao cnis, ok

Thais

Thais

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 17:28

Obrigada pessoal por terem respondido, vou resolver o problema do pis e dar baixa no meu segundo emprego.
Em relação ao ultimo deixarei como está, não quero mais voltar lá, além do mais minha rescisão deu zerada.
Então para não ficar com a carteira suja de vez por ter saído do último emprego com 4 meses. Vou deixar como está pelo menos não levarei carimbo na carteira e será como se eu nunca tivesse trabalhado lá já que nem no CNIS consta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.