x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.491

Descontar falta de empregada doméstica sem ponto

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 11:30

Bom dia a tds!

A empregada acabou faltando no sábado (completa com 4 horas) sem justificativa, e a empregadora quer descontar essa falta dela.
O problema é que a empregada é analfabeta, e como o controle d ponto ainda é opcional, foi optado por ela não assinar ponto.

Há alguma forma de ficar caracterizado essa falta para ser feito o devido desconto? Com uma advertência talvez?

Grato a tds!

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 15:13

Bom então eu entendo q a resposta para a minha pergunta é sim, pois 'poderão ser descontados do salário do empregado doméstico os dias que tenha faltado sem apresentar justificativa legalmente admitida' e 'A jornada deverá ser estabelecida entre empregado e empregador, não sendo obrigatório o controle de jornada do empregado doméstico'

Mas eu prezo muito pelo maior respaldo possível, pois acredito q com uma advertência por inscrito (no qual ela vai "assinar" com a impressão digital) no qual na observação conste o motivo e dia, ficaria comprovado no papel essa falta dela, nao acha?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.