x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.545

Horas Extras no 13º Salário

Romário Oliveira

Romário Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 12:46

Olá amiigos..

Tenho uma dúvida em relação a horas extras sobre 13º salário.
Como devo calcular??
Um funcionário que foi admitido em: 01/02/2013 com um salário de R$ 900,00, fez hora extra apenas no mês de Out/2013, totalizando: 11hr e 23min.
Alguém disponível para me explicar??

Gratíssimo!!

As oportunidades são como o nascer do Sol;
...se você esperar de mais, vai perdê-las.

by: W.G.W.
Romário Oliveira

Romário Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 18:34

Vânia, mas eu te incomode neah?
É assim mesmo, temos que recorrer aos mais experientes.!!
Olha, não consegui abrir o Link do artigo de Wilson.
Mas, por favor se você souber como fazer os cálculos me explica por favor!
Todos os clientes estão solicitando a 1ª parcela do 13º, e eu tô fazendo todas, menos as que tem horas extras.
Já li vários artigos e não encontrei nenhum que fosse bem explicado.

Muito Grato!!!

As oportunidades são como o nascer do Sol;
...se você esperar de mais, vai perdê-las.

by: W.G.W.
ANDRE CRUZ MACHADO

Andre Cruz Machado

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 02:32

Boa noite Romário
1° passo - consultar o sindicato da categoria para saber qual o percentual de horas extras a ser utilizado para este empregado
2° passo - calcular a hora extra do empregado referente ao mês trabalhado. Isto é feito da seguinte forma:
pegue o valor do salário contratual e divida pela soma das horas contratuais, daí multiplique pelo índice informado pelo sindicado e depois multiplique pelo número total de horas extras.
exemplo: funcionário com salário de R$840,00,fez dez horas extra no mês. O percentual de horas extras suponhamos que seja de 50%.Foi contratado para trabalhar 220 horas mensais( 8h/dia,44h/mensal )
Calculo da hora= 840/220=3,8181
índice da hora extra= 50%=50/100=0,5. Como este percentual é acrescido à hora normal, então, o índice é de 1,5.
Calculo da hora extra=840,00/220=3,82*10*1,5=57,30 ( utilize este calculo considerando onze horas e meia de horas extras para seu empregado)
Como isto influi no cálculo do 13° salário?
some o valor das horas extras e divida pelo n° de meses trabalhados até outubro e depois divida o valor encontrado por 2. Uma metade do valor da média de horas extras será pago na 1° parcela do 13° salário e a outra metade será paga na 2° parcela. Espero ter ajudado.


kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 13:51

Romário, observe de quantos ávos de direito tem o empregado em questão. Aos admitidos até dia 17 de janeiro do ano corrente e não tendo em nenhum mês civil menos de 15 dias (incluindo os DSRs) de presença ao serviço, será devido o salário integral e os 12 ávos de 13º.

Aos que tenham contado menos de 15 (incluindo os DSRs) de presença ao serviço em cada mês civil, ou admitidos após o dia 17 de janeiro, terá redução na contagem dos avós de direito ao 13º.

Para as verbas variáveis (hora-extras + DSR habituais, comissões + DSR, adicionais eventuais mas habituais) vc encontra primeiro a média aritimética, depois encontra o valor com base nos ávos devidos de 13º.

Para o salário fixo basta dividir por 12 e multiplicar pelos meses civis de vigência de contrato e que tenha em cada mês civil ao menos de 15 (incluindo os DSRs) de presença ao serviço.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.