x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 48.752

funcionário pode rejeitar ser transferido?

PEDRO SPINDOLA JUNIOR

Pedro Spindola Junior

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 13:47

Prezados Colegas, boa tarde!
Gostaria de saber se um funcionário que trabalhado em um departamento pode se recusar a ser transferido para outro departamento?

CASO: Minha esposa trabalha em uma ONG que por sua vez presta serviços para a Prefeitura, hoje a Prefeitura enviou um comunicado que estará encerrando o contrato de prestação de serviço.
Minha esposa foi comunicada que ela será transferida para outro "projeto" da mesma ONG só que muito mais longe de casa.

Ela pode recusar esta transferência?

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 00:19

Isso mesmo,

Poder pode, mas corre o risco de ser demitida acaso se recuse a mudar o local de trabalho.

TRANSFERÊNCIA DO LOCAL DE TRABALHO

O artigo 469 da CLT dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.

A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio. Nos termos da legislação civil, domicílio é o lugar onde a pessoa reside com ânimo definitivo.

A mudança do local de trabalho que não acarrete mudança de domicílio não configura transferência, mas simples deslocamento do empregado.

POSSIBILIDADE DE TRANSFERÊNCIA

O empregador poderá transferir o empregado sem sua anuência nos seguintes casos:
Quando o empregado exercer cargo de confiança, entendendo-se como tal aquele investido de mandato em forma legal, exercer poder de mando amplamente, de modo a representar o empregador nos atos de sua administração, e pelo padrão mais elevado de vencimento;
Quando nos contratos de trabalho a transferência seja condição implícita ou explícita e a transferência decorra de real necessidade de serviço. Condição implícita é inerente a função, como, por exemplo, no caso de vendedor-viajante. Condição explícita é a que consta expressamente no contrato de trabalho, devendo, para tanto, ser apontada na ficha ou livro de registro e na CTPS.
Quando ocorrer a extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado. Neste hipótese, é lícito ao empregador transferir o empregado para outra filial ou novo estabelecimento.


DESPESAS DE TRANSFERÊNCIA

1 – Com Mudança de Domicílio

2 – Sem Mudança de Domicílio


ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA

O empregador que transferir o empregado para localidade diversa da que resultar o contrato, deverá efetuar um pagamento suplementar de no mínimo 25% do salário percebido na localidade da qual foi transferido, enquanto durar a situação.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.