x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 858

REGISTRO DE FUNCIONÁRIO e PIS

ELIANE APARECIDA BARBOSA MAIA

Eliane Aparecida Barbosa Maia

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 17:36

Boa tarde,

sou Empreendedor Individual e estou registrando um funcionário.
É a primeira vez e eu mesma estou fazendo tudo, não entendia nada e busquei informações pela internet, daqui dali e também nesse fórum e acho que consegui fazer tudo.
Agora quero confirmar se realmente está tudo certo e se preciso fazer mais alguma coisa além disso:
Preenchi o Sefip e gerei as guias GPS e GRF.
O salário é R$ 678,00, salário minimo.
a GRF saiu no valor de R$ 54,24
e a GPS ficou no valor de R$ 74,58 (coloquei valor de compensação de R$ 115,26 para ajustar o valor para 11%. E agora eu pago 3% e desconto 8% do funcionário, está certo?)
E agora tenho que fazer mais alguma coisa? Quanto ao PIS, eu que tenho que pagar alguma guia também relativa a isso ou o funcionário já tem o direito de recebê-lo automaticamente? (Ele já tem um numero de PIS cadastrado).
Desde já agradeço!

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:41

Olá Eliane...

Pelo que entendi, quando você diz "ele irá receber o seu PIS normalmente?" você se refere ao abono salarial de um salário mínimo correto?

Se for isso, seu funcionário irá receber o PIS sim, porém somente após completar 05 (cinco) anos da data do cadastramento dos pis e se ele estiver com a carteira registrada no ano base, ex.

data de cadastramento do PIS: 01/10/2013

data inscrição de 05 anos no PIS): 01/10/2018

data de saque do PIS somente em 2019, se ele estiver com a carteira registrada no mínimo 30 dias no ano base (2018).

Existe uma tabela que a caixa disponibiliza para saque do pis/pasep anualmente, ela usa o mês de nascimento do empregado e uma data base de saque feito pela caixa, para os pagamentos.

a tabela atual é essa: http://www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/pis/calen_pagto.asp

Bem...de uma maneira simplificada seria isso, espero ter ajudado na sua dúvida.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.