x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 639

Pedido de demisssão na gestação

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 10:53

Caros colegas, o cliente está com funcionária grávida (bem no início da gravidez) agora esta funcionária pediu conta. Nesta situação é legal a demissão, correto?

Fiquei em dúvida após ler em outro site que o direito a estabilidade é irrenunciável. Mas, acho que soa estranho seria como se a empresa obrigasse que a funcionária permanecesse vinculada a ele (considerando a situação que citei inicialmente).

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 11:04

Bom dia Vinicius,

Existem muitas jurisprudências sobre isso.
Apesar do texto "a estabilidade é irrenunciável pela empregada", por outro lado você não pode obrigar que a mesma trabalhe.

Portanto, as jurisprudências seguem a linha de que o pedido de demissão de empregado estável só é válido com homologação de órgão competente.

Veja: clique aqui

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jean Carlos Rocha Silva

Jean Carlos Rocha Silva

Bronze DIVISÃO 3, Controller
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:09

Como o pedido esta sendo feito pela colaboradora, não existe motivo legal para a mesma recorrer judicialmente, pois foi de iniciativa própria.

Obs: A Carta de rescisão, manual, é imprescindível para a mesma.

Jean Carlos.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:10

Eu sugiro que tente homologar o pedido de demissão, mesmo que por período inferior a 1 ano, pois assim, teoricamente isentaria a Empresa de reclamações futuras.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:12

eu seguiria o conselho da colega Vania, e se num futuro a empregada alegar que foi obrigada a escrever uma carta pedindo demissão? E aí?

Skype termy.ferreira
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:57

Com certeza passará pela homologação, até porque tal contrato já ultrapassou 12 meses.

Emiti o aviso pelo programa que utilizamos, agora é realmente necessário solicitar que seja escrito a próprio punho pela empregada? Digo, o fato de ter sido impresso pode pesar negativamente à empresa?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 14:11

Vinicius,

Levando em conta que a Empregada tem a estabilidade garantida, com certeza você deve solicitar o pedido por escrito, inclusive informando que a mesma está ciente dos seus direitos, e está abrindo mão dele.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.