x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 728

valor de salário para registro

Janaina Laurenti

Janaina Laurenti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 15:34

Boa tarde

Preciso de uma ajuda, tenho um cliente que quer registrar uma funcionária pagando apenas com comissão, sem salário, pela CLT é possível isso?

Se sim, alguém pode me mandar alguma base na CLT?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 15:43

Boa tarde Janaina


Como proceder a uma contratação de funcionário comissionista, pode ser feito o registro com um salário mínimo com fixo? Qual a base legal?

Nos termos do art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

Não obstante este empregado poderá ser comissionista misto percebendo salário fixo mais percentual sobre comissões ou puro, que receberá percentual aplicado sobre suas vendas, contudo para o comissionista puro deverá ser verificado com a convenção coletiva de trabalho, se tem um piso de categoria garantido caso não efetue vendas, pois a C.F, em seu art. 7º. Inciso VII determina que ninguém deva receber menos que o salário-mínimo.

Informamos que não existe lei específica para comissões, porém a CLT em seu art.466 traz algumas disposições.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 15:45

Boa tarde Janaina, é possivel sim a contrataçao de comissionista puro, desde que respeitada a garantia minima de : ou
salario minimo nacional ou piso da categoria. Diversas sao as abrangencias legais : CLT : Arts. 3, 459 e 457 - Lei 3207/57 - CF Art 7

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 16:12

Boa tarde

Correto seu entendimento

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.