x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.667

Processar agência de publicidade

Pedro Diniz

Pedro Diniz

Iniciante DIVISÃO 2, Publicitário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 23:06

Pessoal, sou novo aqui no fórum e preciso muito da ajuda de um advogado trabalhista para o meu caso.
Tentarei ser o mais transparente possível sobre minha situação.
Atualmente trabalho na PA Publicidade (agência do pão de açúcar). Quando fui contratado, o meu chefe me prometeu carteira assinada de valor X + benefícios, todos. Por esse motivo eu acabei pedindo demissão no meu antigo trabalho para ir para a PA.
Porém quando cheguei na PA, passou uma semana e a agência foi vendida. Essa venda pegou todo mundo de surpresa, a notícia saiu em todas as mídias online e impressa, foi bastante comentada. Como a PA foi vendida, achamos que para a Publicis, toda a contratação está congelada e, creio eu, que eu seria só contratado ano que vem.
Só que estou muito insatisfeito por essa indecisão pois estou sem carteira assinada, ganhando esmola, sem benefícios, fazendo horas extras e sem previsão para se resolver o meu caso.
Quero muito sair dessa agência, porém quero ganhar o que tenho de direito.
Dia 1º de dezembro vão fazer 4 meses que estou nessa agência. Se eu não me engano, os dois primeiros meses eu trabalhei com um salário de esmola, coisa de 2.5k sem benefícios nenhum. À partir do 3º mês o salário aumentou para 3k e dia 1º de dezembro tb vai ser de 3k, porém sempre sem benefícios. O tipo de contratação é de RPA. Pelo que fiquei sabendo, essa modalidade de RPA não pode se estender por tanto tempo assim, parece que só pode por apenas um mês. Outra coisa que acho muito estranho nessa minha permanência e nessa parada de RPA é que recebo 3k mas é descontado 500 e pooucos reais, desconta inss e mais outras coisinhas. Como pode descontar inss se eu não tenho carteira assinada ?
Nesse trabalho eu não bato cartão. Tenho chefe normal e cumpro tudo como se eu fosse funcioário normal.
Já fiz várias horas extras mas nunca recebi.
Existem outras 2 pessoas que fazem exatamente o que eu faço, porém eles tem carteira assinada pq entraram primeiro que eu, tem mais tempo de casa.
Eu gostaria de saber o que poderia cobrar dessa agência, quanto poderia ganhar mais ou menos de acordo com esse meu relato ?
QUalquer coisa me mandem e-mail.
PRetendo entrar na justiça ainda esse ano e tentar ter o dinheiro que tenho direito ainda esse ano tb.
ah.... a respeito de provas.... tenho e-mail do trabalho e poderia arrumar testemunhas.
Obrigado!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 11:34

Pedro, bom dia.
no seu caso sugiro a você e para sua segurança um(a) advogado(a) da área trabalhista de sua confiança, isso porque você terá que ingressar na justiça para ter seus direitos reconhecidos, tais como registro em carteira, com relação a rpa o desconto do inss é normal, mas a rpa e utilizada por algumas empresas para fugir das obrigações trabalhista, como ; decimo terceiro, férias, FGTS, estabilidade, e outros, além disso sem registro você não terá direito ao seguro desemprego caso seja demitido.
o(a) advogado(a) trabalhista, volto a dizer de sua confiança, irá solicitar o registro, a conferencia dos pagamentos, e até indenização por danos morais.
Pedro, não se esqueça de guardar documentos, tais como, rpa, e-mails, testemunha e fundamental, etc...
faça também uma planilha diária, constando o seu horário de entrada, intervalos, saída, assim você ajudará o(a) advogado(a) a calcular as h. extras e seus reflexos.
você tem até dois anos após o desligamento para questionar na justiça referente os últimos cinco anos, ok..

boa sorte.

Pedro Diniz

Pedro Diniz

Iniciante DIVISÃO 2, Publicitário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 13:23

Não conheço nenhum advogado trabalhista pq nunca pensei em contratar um. Por isso que estou aqui no fórum pedindo ajuda e indicações...

Então... de acordo com o que expliquei, que trabalho como RPA, eu não tenho direito a 13º, isso ? Mais um motivo para processar bonito essa agência.
Sim, eu estarei pedindo demissão, Como não tenho carteira assinada, eu não teria direito ao seguro desemprego mesmo. Só quero sair dessa agência, porém ganhar o que tenho de direito.

Quanto aos horários... eu sou um dos únicos da agência que chego pontualmente, quase sempre antes das 9h, faço menos de 90 minuitos de almoço devido a quantidade de trabalho, quase todos os dias eu faço uns 40 minutos de almoço no máximo. Quase sempre também faço hora extra, ultrapassando o horário de 19h, que era o combinado.
Só que eu não tenho controle dessas coisas. Como não sou carteira assinada, eu não bato ponto, não faço nada. A única coisa que tenho como prova seria o documento do RPA pelo qual recebo todo mês e alguns e-mails, porém nos e-mails não comprovam nada, né. É e-mail da empresa, ou seja, se eu sair eles devem fechar minha conta de e-mail imediatamente. O que posso fazer é tirar print dos e-mails, serve ?

Não tenho testemunha. Acho que para alguém testemunhar a meu favor, esse alguém teria que sair e fazer o mesmo. Ele testemunharia a meu favor e depois eu faria o mesmo, né ?

Como dia 1/12 vai fazer 4 meses de agência, esses 4 meses que se passaram eu não anotei nada de horário, seria 4 meses perdidos ou poderia chutar uns números condizentes com a situação ?

Trabalhando como RPA durante 4 meses, ou seja, sem carteira assinada e também não é PJ. De acordo com tudo que te contei, eu poderia ganhar quanto mais ou menos ? Acha que chega a uns 15 mil ?

Gostaria também de processar por algum outro motivo pq eu pedi demissnao no meu antigo trabalho para trabalhar na PA, já que meu chefe na PA me prometeu várias coisas e nada foi cumprido. Gostaria de utilizar isso também pq estou muito arrependido de ter pedido demissão.

Alguém pode me deixar o e-mail e telefone para que eu mandei arquivos, fotos, etc. Quero entrar com esse processo ainda esse mês para receber ainda este ano.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.