x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 486

ADAUTO LIBERTO JUNIOR

Adauto Liberto Junior

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 12:03

Bom dia Srs,

Hoje pela manhã tivemos um problema em nosso sistema de FOLHA, e ao perguntar a um colega se ele teria passado por aquilo, surgiu uma questão:

O 13º salário deve ser pago em sua totalidade, ou seja, calculando sobre os 12 meses, quando o funcionário completa o 11º mês na empresa. Eu particularmente desconheço esta norma, porém o mesmo me confirmou se tratar de lei.

Gostaria que me ajudassem e se possível enviassem a norma para que pudesse me atualizar.

Desde já agradeço a todos.

Abraços.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 12:38

Boa tarde Adauto


Décimo Terceiro - Como Calcular

O cálculo do décimo terceiro é bastante simples caso o trabalhador já esteja registrado na Empresa a mais de um ano, neste caso o trabalhador receberá um salário adicional integral, ou seja se ele recebe R$ 1.000,00, receberá de décimo terceiro os mesmo R$ 1.000,00 e sobre o décimo terceiro, incide os mesmos juros que no salário mensal, como INSS e outros.
Caso o trabalhador ainda não tenha um ano de registro, então deve se fazer um cálculo proporcional aos meses trabalhados, seguindo algumas regras, por exemplo se o trabalhador foi registrado antes do dia 15 de um mês, este mês contará cheio para o cálculo, porém se foi registrado após o dia 15 de um mês este mês será descartado.
Exemplificando, o trabalhador foi registrado em 14 de junho de 2011, este trabalhador deve receber de décimo terceiro, os meses de Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, ou seja 7/12 avos de décimo terceiro, vamos supor que o tralhador recebe um salário de R$ 1.200,00 por mês, então deve dividir seu salário por 12(ano) e multiplicar por 7(meses trabalhados), este trabalhador receberá de décimo terceiro R$ 700,00 pagos em até duas parcelas.
Mas se este mesmo trabalhador foi registrado em 16 de Junho de 2011, terá direito a apenas 6/12 avos de décimo terceiro, que corresponderá a R$ 600,00.
Pra cálculos inferiores a dois meses trabalhados, deverá seguir uma tabela especial disponibilizada pelo sindicato de sua categoria.


Fonte:clique aqui

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.