x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 15.804

desconto de empréstimo na 1ª parcela do 13º salario

Camila Cristina de Oliveira

Camila Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 10:39

Bom dia!

Tenho um funcionário que pediu um adiantamento no começo do mês e pediu para que metade fosse descontada na 1º parcela do 13º e o restante do valor descontado na 2ª parcela, a contabilidade disse que não posso descontar nada na 1ª parcela, está certo?
Não posso descontar mesmo que o funcionário tenha assinado um recibo autorizando o desconto?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 10:55

Bom dia Camila,

A 1ª parcela do 13º salário deverá ser paga sem descontos, sendo permitido apenas na 2ª parcela.

Descontos permitidos por lei: INSS, IRRF e pensão alimenticia se houver.

Veja: clique aqui

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 17:37

oi pessoal, eu de novo, 13º e loucura vem junto, meu programa não fez um desconto de irrf de uma funcionário cujo valor seria de R$ 5,92. Está correto? não tenho que descontar esse valor?

obrigada!

Eloina Bomfim
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 17:52

Boa tarde Eloina

Os descontos referente 13º salário a empresa desconta na 2ª parcela.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 18:04

Anya Santos

Acho que não expliquei corretamente querida, é mesmo a 2ª parcela que estou calculando, pois pagamos a 1ª antecipado. Acontece que temos uma funcionária que tem a receber R$806,34
assim calculado:
Sal Base (4/12) 1966,67
inss s/ 13º sal = $177,00
adiant. 1ª parc $983,33
liq a receber $ 806,34
Pelos meus calculos haveria um desconto de R$5,92 referente irrf, já que a pessoa não tem dependentes. Por favor me corrija se estiver errada.

obrigada.

Eloina Bomfim
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 18:16

Está correto o cálculo minha amiga

Se o valor do imposto sobre a renda devido for inferior a R$ 10,00 (dez reais), não efetue o pagamento. Nesse caso, o valor deve ser somado ao imposto dos exercícios seguintes até que alcance o mínimo de R$ 10,00, quando, então, deve ser pago no prazo estabelecido na legislação referente ao último exercício.


Fonte:clique aqui

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 11:17

Bom dia pessoal,
eu e minhas dúvidas, tenho uma aprendiz que está de licença maternidade a mesma começou a trabalhar em 18/2/2013, o meu sistema está calculando 9 meses de 13º para esta funcionária, enquanto para outra (admissão em 25/2) que não está em licença o sistema está calculando 11 meses. e pelos meus calculos seriam 10/12 avos para cada uma por favor me ajudem.

grata.

Eloina Bomfim

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.