x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 32

acessos 10.398

Sefip não está gerando valor de GPS no MEI para 13º

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 30 novembro 2013 | 11:43

Caros colegas,

Estou enfrentando o seguinte problema: Não consigo gerar a GPS de um funcionário do MEI em relação a 1ª parcela do 13º salário. Durante todo o ano, realizei a compensação no valor de R$ 177,95 (17%) sobre o salário de R$ 1046,79 e a guia era gerada normalmente pela configuração (cod.pag.gps:2100; Não optante simples;RAT 0,00 e FAp 1,00) no valor de R$115,14(patronal). Agora ao somar R$1046,79 (salario)+R$ 523,40(1ªparcela 13º)= R$ 1570,19, com compensação de R$ 266,93, ao rodar o sefip, na guia relatório aparece GPS R$0,00 a R$28,99, sendo que teria que pagar 172,72.

O que fazer neste caso? Preciso urgentemente de uma dica.

Agradeço a atenção.

Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 10 anos Sábado | 30 novembro 2013 | 12:10

bom dia,

O recolhimento do GPS do 13º salário é feita na competencia 13/13. Verifica no manual do Sefip como proceder o preenchimento da competencia 13/13.

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 30 novembro 2013 | 15:46

Olá Vicente,

Primeiramente, eu quero fazer a competência 11/13 e calcular juntamente o FGTS e a GPS. O Sefip está calculando corretamente o FGTS, porém a GPS está aparecendo este valor.

A competência 13/13 eu irei fazer até a data estipulada pela CEF 31/01/2014.

Você sabe como resolver isto para a competência 11/13?

Grato.

Lucas Fonseca

Lucas Fonseca

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 12:01

Como ja foi falo, não há incidência de inss sobre a primeira parcela do 13, o valor da parcela do 13 colocado na sefip é apenas pra incidência de FGTS. A propria sefip cuida de fazer esses cálculos. Sendo assim o valor correto de colocar no campo compensação é 177,95.

Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 15:50

Marcelo, o Lucas Fonseca esta correto, vc so terá que fazer a competencia 13/2013 para recolher em uma única competencia (13/2013) tando as primeiras como a ultima.

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 21:30

Obrigado Lucas e Silvio,

Vocês estão corretos... Eu fiz uma simulação no SEFIP e vi que eu preciso somente adicionar a "remuneração 13 salario" e colocar o mesmo valor para compensação... como disse o Lucas, o Sefip já cuida de fazer estes cálculos.

Só para ver se entendi, para calcular o Inss sobre 13 salario do MEI preciso seguir os seguintes passos:

1) criar competência 13/2013;
2) Mudar o funcionário para modalidade (1);
3) preencher o campo "base de cal 13 prev soc" com o valor do salario integral;
4) os campos "salário" e "remuneração 13" deixo com R$ 0,00;
5) o valor compensação também preencho com R$ 177,95
6) o pagamento tem que ser realizado até 20/12/2013;
7) posso enviar a Sefip até 31/01/2014

Estou correto ou ainda necessita de algumas modificações?

Muito Obrigado

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 08:53

Marcelo, só uma ponderação a fazer... no seu item 6, você diz que pode pagar até dia 20/12, correto... já no item 7, diz que pode enviar até 31/01/14 ... mas e ae, se você não enviar como é que você vai emitir a guia e pagar? rss o envio da SEFIP implica na confissão daqueles débitos e no envio das informações aos órgãos competentes, de fato, primeiro nós enviamos a informação e depois nós pagamos.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 21:28

Olá Luis Alves!

Obrigado pela confirmação... Agora deixe-me tirar uma dúvida:

Quando executo o Sefip, é gerado um arquivo *.SFP que posteriormente habilita o sistema para gerar a guia GPS através do programa SEFIP--Relatórios--Movimento -- GPS, e por este caminho consigo imprimir a guia. Agora para gerar a guia FGTS, eu preciso executar o arquivo no ICP e a partir daí é gerado
um arquivo * .xml. Estou certo? A minha dúvida em relação a data do envio da competência 13 surgiu porque li em alguns posts que o pessoal sempre comentava por esta data limite (jan/14).

Por gentileza, se meu raciocício estiver errado, me corrija... estou iniciando e por isso ainda aparecem estas pequenas dúvidas.

Obrigado novamente.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 21:49

Marcelo, depois que voce imprimiu a guia de INSS como descreveu acima, você deve ir na opção de GRF e selecional o arquivo selo ou ICP que voce salvou assim que concluiu o envio.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 18:33

Obrigado Willian!

Só para confirmar: para gerar o Inss 13 é necessário criar a competencia 13, modalidade 1, base de cal 13 prev soc com salário 13°, e fazer a compensação no mesmo valor dos anteriores. Depois enviar o arquivo gerado *.SFP para a CEF e imprimir como disse anteriormente. É isso mesmo né, nada mais?

Obrigado.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 08:21

isso mesmo Marcelo, e só para lembrar nesta competência 13 vão apenas os funcionários, então se tiver pró-labore na empresa ele não deve participar do arquivo. assim que executar confira o valor do INSS e se estiver tudo certo pode fazer o envio.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 22:12

Ola, colegas!

Estou elaborando pela primeira vez um SEFIP com pagamento de 13º salário, o empregador pagará esse valor em uma única parcela em dezembro.
Estou com dúvida de como devo preencher o SEFIP:
a competência 11(novembro) envio normalmente, sem informação alguma de parcela de 13º, já que não foi parcelado?
Eu informo o valor do 13º na competência 12( dezembro) ? Qual o prazo para informar dezembro?


Agradeço a quem me clarear as idéias!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 00:00

Regislândia, na competência que houver o pagamento de 13º você informa no campo Remuneração 13º salário, para que se recolha o FGTS sobre 13º, aí no envio da competência 13 paga-se o INSS. então no seu caso que irá gerar o 13º na competência 12 irá colocar o total. só uma observação, quando se faz opção por parcela única, a mesma tem que ser paga até 30/11 (29/11 neste ano), então ela ficaria na competência 11, mas é apenas uma observação.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 12:45

Obrigada William,

Se eu entendi bem eu informo no mês de Novembro o valor do 13º salário, no caso até o dia 06 de dezembro. E no SEFIP competência 13 o que devo informar?

Agradeço sua ajuda!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:27

Regislândia, na competência 13, se faz um Sefip para recolher o INSS, já que o FGTS é pago assim que se gera o 13º, ou seja, se gerou a 1º parcela em Novembro o FGTS do 13º já vai ser recolhido junto no Sefip, o mesmo para a 2º parcela em Dezembro.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Domingo | 8 dezembro 2013 | 12:13

Bom dia Willian!

Como disse anteriormente, fiz uma simulação do programa sobre a competência 13/2013 Inss MEI. Gostaria de relatar os resultados obtidos e verificar se estou no caminho certo:

1) Quando preenchi compet~encia 13/2013 o Sefip perguntou: "Competência maior que a atual". Deseja continuar? Selecionei "Sim";
2) Mudei o funcionário para a modalidade (1);
3)Na aba "Movimento do Trabalhador" o campo "Valor descontado do segurado" preenchi R$ 0,00 e "Base de calculo do 13 da prev social"--"referente a competência do movimento" preenchi com salário integral R$ 1046,79;
4)Na aba "Movimento da empresa" o campo "Valor do INss" e "Outras entidades" preenchi com R$ 0,00, e no campo "Compensação" preenchi como de praxe dos meses anteriores, "Valor corrigido" =R$ 177,95 e "perído Inicio e fim" preenchi 13/2013
5) No menu "Relatórios"--"Movimentos" o "Comprovante de declaração a previdencia " Valor "Segurado" =R$ 83,74 e "Total a recolher"=R$ 115,14 (patronal). Os valores concordam com as competências anteriores
6) No menu "Relatórios"--"Movimentos" a "Simulação de Fechamento" mostrou "rem SEM 13 salario", "rem 13 sal" e "base calc prev soc" preenchidos com R$ 0,00 e "base cal 13 sal prev soc"= R$ 1046,79 e "Contrib. segu. Vida" = R$ 83,74

Então Willian, pelo que pude perceber os resultados são satisfatórios. Contando com a tua experiência, você acha que estou no caminho certo?

Quando for executar o Sefip, preciso enviar de imediato o arquivo *.SFP ou tenho que fazê-lo no mês de Janeiro/2014?

Desculpe ter sido extenso demais... É a primeira vez que faço tal procedimento.

Abraços!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 09:11

Bom dia Marcelo, pelo que você descreveu acima o preenchimento está nos campos corretos e se você fez a conferencia com os meses anteriores ok, e o INSS esta correto pelo que conferi aqui, pois bem, você pode sim enviar o arquivo e tirar a GPS.

Abraço.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Devanir Ribeiro Ferreira

Devanir Ribeiro Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 18:04

Marcelo, boa tarde!

Lendo a respeito da SEFIP competência 13, me deparei com seu tópico e gostaria de esclarecer uma coisa.
Ninguém disse nada durante os esclarecimentos te auxiliando, pois talvez não tenham percebido uma enorme falha, que com certeza trará problemas para o Microempreendedor Individual, nesse caso.
Você disse desde o começo que está fazendo uma SEFIP da competência 13, de um funcionário de um MEI, e que o salário é de R$ 1046,79, certo?
O problema, Marcelo, é que os Microempreendedores Individuais não podem contratar com salário acima do salário mínimo. Estava vendo, e, no estado de São Paulo, que há 03 faixas de salários, o salário mínimo mais alto é no valor de R$ 775,00.
É bom você alertar seu cliente e pesquisar uma forma de resolver essa situação (eu não tenho ideia de como resolver isso, uma vez que, pelo que entendi vocês já confessaram esse salário em desacordo com a lei do MEI) .
Os MEI só podem contratar um funcionário cada um e o salário não pode ser acima do salário mínimo. Assim é a lei para os MEI.
Quanto a forma de gerar a GPS, vi que alguns tem dúvida na forma de gerar a GPS e no envio do arquivo SEFIP. Pois bem, a GPS da competência 13 deve ser gerada pelo seu sistema de contabilidade/RH que integra com o SEFIP, ou na falta deste, existe aplicativo gerador de GPS que você pode baixar grátis na internet (Aplicativo da SRP - Basta pesquisar por "Gerador de GPS"), não havendo assim a necessidade de enviar o arquivo SEFIP antes de janeiro.

Atte.,

Devanir Ribeiro.

JAIR ARMANDO

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 20:55

Caro Marcelo Duarte, boa noite.
Para gerar a guia de GPS 13º MEI, vc terá que gerar competência 13/2013, código 115, categoria do empregado 01, modalidade 01 - informar o 13º salário pago total ao funcionário, no campo Movimento do Funcionário, ultima opção/ Base de cálculo do 13º Salário da Previdência Social/ Referente a Competência do movimento, não esquecer de preencher o campo de compensação 17%. Voltar no campo abertura do movimento e pedir para calcular.

Obs. O sistema só gera nessa competência 13/2013 o valor a recolher do GPS, para gerar o FGTS vc terá que preencher a competência 12/2013 normalmente e no campo Movimento do Trabalhador, preencher também o campo Remunerações / 13º salário, colocar o valor total do 13º pago para o funcionário.

Abraço,

Jair

Site: https://www.affiancebrasil.com.br


Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Domingo | 22 dezembro 2013 | 10:52

Bom dia Priscila Targino,

Segue abaixo o passo-a-passo que utilizei recentemente para gerar o Guia Inss referente ao 13º salário.

1) criar competência 13/2013;
2) Mudar o(s) funcionário(s) para modalidade (1);
3) preencher o campo "base de cal 13 prev soc" com o valor do salario integral;
4) Executar o programa e acessar a aba Relatórios --Movimentos e imprimir os documentos disponíveis e em seguida enviar o arquivo para a base de dados da CEF utilizando o Conectividade Social


Espero que te ajude de alguma forma. Boas festas!

Luan de Moraes Marques

Luan de Moraes Marques

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 10:08

Bom dia, enviei sefip da competencia 13 normal das empresas, mas quando tento enviar de empregador domestico, nao consigo mudar para a modalidade 1 declaração ao fgts e a previdencia e nem consigo marcar participação do funcionario, diz que a modalidade é incompativel com a categoria informada, queria saber se tem como enviar competencia 13 de empregador domestico, ou ponho o valor do inss junto com a competencia 12?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.