x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 6.688

Nova Carteira de Trabalho com PIS

SELMA LOPEZZ

Selma Lopezz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 13:02

Boa tarde,

Alguém saberia me dizer o por quê de quando a pessoa que nunca trabalhou antes, vai trabalhar pela primeira vez em uma empresa pública e o número do PIS que está na CTPS emitida pelo Ministério do Trabalho não é válido, é necessário criar um novo número (PASEP) pelo Banco do Brasil para que seja informado na RAIS. A minha dúvida é a seguinte, o número de PIS/PASEP que consta nas CTPS emitidas pelo Ministério do Trabalho precisa ser ativado mas não serve para ser utilizado no primeiro emprego da pessoa em uma empresa pública, é realmente necessário cadastrar no PASEP?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 20:29

Boa Noite

E preciso se cadastrar no PASEP, pois sendo a empresa publica a constituiçao do Programa tem outra fonte de recursos distinta do PIS, bem como o Gestor do mesmo que no caso do PASEP e o Banco do Brasil, e o do PIS e a CEF. Sao legislaçoes diferentes e regras tambem.
Boa Sorte.
Ribeiro
Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 08:49

Selma, de fato isso acontece mesmo, eu até aconselho aqui nunca devemos confiar no número que vem nestas carteiras novas ... acho que eles devam ser número de NIT e não de PIS ou PASEP.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
SELMA LOPEZZ

Selma Lopezz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 19:59

Ribeiro e Luis agradeço pelas respostas, foram bem esclarecedoras, o meu problema agora vai ser em cadastrar no PASEP com data de 2013 e retificar a RAIS de 2012 com um número válido (nem sei posso fazer isso), sem contar as SEFIPs...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.