x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 4.502

GPS 13º Domestico

camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 15:42

Boa Tarde!

Estou tentando gerar a GPS do 13º Salário de empregados domésticos, lancei competência 13/2013, na hora de imprimir aparece como competência 12/2013.
O site esta com algum problema ou eu que estou no caminho errado?

Att,

Camila

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 15:47

Boa tarde Camila,


Realmente esta saindo com a competência 12/2013, com um número de NIT indicado pela Previdência e no rodapé da GPS, vem informando que se refere a competência 13/2013.

Estou postando também para acompanhar se foi alguma modificação ou algum problema no site da Previdência.



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 16:37

Camila também não estou sabendo de nenhuma mudança na de 13º, recentemente mudou quando vamos calcular uma guia de empregado doméstico, mas da competência 13 não vi nada a respeito ainda, porem acho estranho um erro mudar isto. vamos aguardar o Mário desvendar isso para nós.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 16:52

Pessoal, o site da previdência sempre coloca no campo "competência", a competência em que estamos ao emitir a guia.

Por exemplo, o empregador não recolheu a guia competência 10, com vencimento em 15/11... se recalcularmos hoje (02/12) aparece no campo "competência" 12/2013 e lá embaixo no rodapé um aviso: "competências consolidadas nesta GPS: 10/2013"

É sempre assim. Por este motivo acredito que apareça competência 12/2013 no cálculo da guia de 13º, por estarmos calculando a guia no mês de dezembro.

Espero ter ajudado.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 16:54

Sabrina, mas esta está no prazo, por isso que esta estranho, pois o vencimento é só dia 20/12, então como não é em atraso deveria ficar normal, a não ser que alterou algo, como estamos verificando.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 08:41

Sabrina, no ano passado vinha como competência 13, acho que deve ter sido alterado mesmo.

Fui informada que o site não atualizou ainda, porém como a informação esta logo a baixo, ela terá a mesma validade.
A data terá que ser alterada.

Vinicius Miranda Santos

Vinicius Miranda Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 16:11

Caros Amigos, está com mais ou menos 20 minutos que gerei a folha de adiantamento e a folha de 13º salário esta tudo normal, inclusive a GPS esta saindo perfeita a competência, valor e Vencimento.
O site estava passando por problemas de inconsistências, caso não consigam postem a dificuldade que tento ajuda-los.

Grande Abraço

Raniery Adelino Soares de Melo

Raniery Adelino Soares de Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 16:13

Amigos, creio que encontrei uma solução.
A Lei 8.212/91, em seu art. 30, parágrafo 6º, diz assim:

O empregador doméstico poderá recolher a contribuição do segurado empregado a seu serviço e a parcela a seu cargo relativas à competência novembro até o dia 20 de dezembro, juntamente com a contribuição referente ao 13o (décimo terceiro) salário, utilizando-se de um único documento de arrecadação.

Testei aqui e a GPS fica com o código 1201, competência 11/2013 e vencimento para 20/12. E logo abaixo tem a seguinte observação:
Competências consolidadas nesta GPS: 11/2013, 13/2013Recolhim. conjunto compets. 11 e 13 - Venc. prorrogado para 20/12.

Vou gerar todas as GPS dessa maneira, então.
Abraços a todos.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 17:46

Raniery pelo texto que você colocou confirma a mudança então, vai ver o problema era esse, para algumas pessoas saía assim e para outras não, daí a duvida.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Danielle Szortika Cunha

Danielle Szortika Cunha

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 10:19

Colegas também não estou conseguindo gerar a GPS de forma correta no site do INSS.
Não pretendo utilizar o Esocial pois não tenho cadastro de todos meus empregadores domésticos no novo sistema ainda.
Há alguma previsão que arrumem o site?
Ano passado não houve este problema.
Quanto a fazer a competência novembro junto com o 13º salário dia 20 é opcional. O site deveria verificar isto.
Aguardo retorno de vocês.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 10:54

Comigo também ocorreu este problema na geração da GPS Doméstica competência 13/2013, a mesma é emitida como 12/2013 e no rodapé aparece a observação informando que se refere a 13/2013.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Sandra Araujo

Sandra Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Chefe Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 11:00

Prezados, também não consigo gerar GPS 13/2013, os erros são: competência 12/2013, código de pagamento 1201 e o identificador totalmente diferente da empregada doméstica. No rodapé aparece GPS competência 13/2013.
Já gerei e paguei a GPS 11/2013 sem o 13º, como devo proceder?

Aguardo retorno e obrigada antecipadamente.

Danielle Szortika Cunha

Danielle Szortika Cunha

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:21

Está correto fazer a guia de novembro e 13º dos doméstico de forma unificada com vencimento dia 20/12.
O que questiono é que fazer junto é opcional. Não obrigatório.
Dessa forma o site do INSS deveria estar preparado para que o contribuinte escolha a opção de pagamento que preferir.
Conforme sugestão que recebi em outro tópico, baixei o aplicativo para efetuar a GPS: https://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/180
Caso não consiga fazer online, há esta outra alternativa.

Sandra Araujo

Sandra Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Chefe Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:52

Sendo essa mudança que o Sr. Raniery postou ser o novo caminho a seguir.
Gostaria de saber de vcs como fica a GFIP em que os dados da previdência mostra o valor apenas com a 1ª parcela do 13º. Tem algum problema quanto a isso, pois já está paga a GFIP.
Agradeço novamente,

Sandra

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:31

Sandra, sem problemas, quando você disse que já esta paga a GFIP, são os FGTS, pois como há GFIP então se recolhe o FGTS, então guia se faz a parte e recolhe o INSS competência 13.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Sandra Araujo

Sandra Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Chefe Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:00

Obrigada Willian Carvalho pela atenção. Hoje consegui emitir a guia de GPS apenas com a parcela do 13º.
É uma loucura que esses sites fazem conosco. Bom fim de semana.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:37

Bom dia a todos,


Tendo em vista que o assunto já foi resolvido, este tópico sera trancado, agradecemos a participação de todos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.