x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 5.991

Envio da GFIP em atraso - apenas 2 sócios

Laender Tito

Laender Tito

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 19:33

Pessoal boa noite,

abri uma empresa no mês de janeiro 2013 (enquadrada no simples). A empresa é constituída por apenas eu e meu sócio. Nesse período, movimentamos a empresa em apenas dois meses. Recolhi os impostos no simples e declarei todas PGDAS de todos os meses, inclusive os meses que não movimentamos a empresa. Entretanto, em relação à GFIP, não enviamos nenhuma informação desde o mês de janeiro e gostaríamos de regularizar nossa situação. Não contratamos ninguém desde a abertura da empresa. O que precisamos fazer: somente enviar as GFIP's em atraso ou teremos que pagar alguma multa devido a esse atraso?

Agradeço a atenção de todos.

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 21:58

Ola Laender!

A solução para seu problema é simples! Basta informar o primeiro SEFIP sem movimento, já que você disse que não tem funcionário. A data da GFIP tem que ser a data da abertura da empresa. Caso tenha alguma dúvida de como informar o SEFIP sem movimento, fico á disposição para ajudar.

Laender Tito

Laender Tito

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 22:49

Obrigado pele disposição Regislândia,
Além do que já descrivi, ainda tem uma situação: trabalho em uma empresa e em minha renda já é recolhido o teto máximo do INSS. Logo, ao fazer a GFIP, posso informar que somente meu sócio é quem teve retirada de pro labore (salario minino) e que eu não faço nenhuma retirada do mesmo? De Janeiro até hoje, só movimentamos a empresa nos meses de maio e junho. Como devo preceder com o preenchimento das GFIPs?

Laender Tito

Laender Tito

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 11:48

Breno,

obrigado pela orientação. Em relação a categoria minha e a do meu sócio (sendo que somente ele vou considerar para retirada de pro labore) ambos deverão ser considerados a categoria 11 no cadastro da trabalhador da GFIP? Outra coisa: terei de pagar alguma multa por estar com GFIP pendente desde a abertura da empresa em janeiro de 2013?

Valew!

Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 22:38

Ola Laerde !

Se o SEFIP fosse informado sem movimento não haveria multa! Porém, se há informação de pro labore no qual se deve recolher 11% sobre o valor do mesmo, haverá a multa por atraso, a guia onde vc paga o inss é a gps ela é gerada no site dataprev, no ato do preenchimento o site gera ,automaticamente, o valor da multa, para sabê-lo basta fazer uma simulação:

www2.dataprev.gov.br

E sobre o preenchimento do pro labore no SEFIP dê uma olhada nesse tópico do forum:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/10678/sefip-com-prolabore/

Espero ter ajudado!

Laender Tito

Laender Tito

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 09:46

Bom dia pessoal,
vejam se meu entendimento está correto:

1º. farei a GFIP de mês 01/2013 (data abertura da empresa) cujo o fator gerador será "Ausência de fator gerador (sem movimento)".

2º. Como movimentei a empresa somente em maio, há necessidade de enviar as GFIP's das competências 02/13, 03/13, 04/13 com fator gerador sem movimento ou não? Pergunto isso pois me falaram que se declarei um período com fator gerador sem movimento, eu posso enviar a GFIP novamente somente no período que a empresa for movimentada novamente. Isso procede?

3º. farei a GFIP das competências 05/13 e 06/13. Como somos só eu e meu sócio vem uma dúvida: ambos trabalhamos em outras empresas (fonte pagadora), logo essas empresas recolhem nosso fundo de garantia. Levando em consideração que na empresa que trabalho já é recolhido o teto máximo do meu INSS, surge minha dúvida: posso declarar somente o meu sócio com retirada de pro-labore e eu não ou tenho que obrigatoriamente declarar o recolhimento de pro-labore dos 2? O que vocês me aconselham?

4º. após a competência 06/13, não mais movimentamos a empresa. A partir daqui será a mesma dúvida do 2º ponto.

Aguardo a ajuda de vocês!

Breno William Gamboni

Breno William Gamboni

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 10:01

Bom dia Laender

Sobre o seu entendimento de entrega quando não há movimentos está correto, não precisa ficar apresentando sem movimento mês a mês, sobre a retirada dos sócios pelos menos um terá que ter retirada, mesmo já recolhendo em outra empresa.

Isso de retira de pro-labore obrigatório é um caos.

Thales Schaeffer

Thales Schaeffer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 20:17

lá, boa noite a todos,
Sou novo aqui, gostaria da ajuda de vocês se possível.

Tenho um empregado afastado no INSS, porém não foi informado nas GFIPs anteriores, quem faria isto era uma contadora contratada, porém não trabalhamos mais com ela e no caso nunca enviamos GFIP aqui na empresa:

- Como posso fazer a retificação desse dado? O último dia trabalhado foi 24/08/2013 deu atestado de 15 dias e recebeu concessão do benefício junto ao INSS até 01/2014.

-Devo enviar uma nova GFIP com a competência 09/2013? Mas como devo informar para retificar pois tenho mais 2 dois funcionários e tem 2 dois sócios também que recebem pro-labore e os outros dados foram enviados corretamente pela contadora antiga, ela só deixou de informar nas GFIPs anteriores que o funcionário estava afastado e o colocou normalmente recolhendo INSS e FGTS.

-Caso eu envie GFIPs de competências anteriores para retificar, no caso 09,10 e agora a 11/2013 que ainda não enviei por ter esta dúvida, serão substituídas?? pois vou enviar pelo certificado da empresa e as GFIP antes enviadas foram pelo certificado da contadora, pode dar duplicidade?? e eu pagar FGTS novamente pois o meses 09 e 10 já foram pagos com todos os funcionários incluídos sem o desconto do que estava afastado.

Por favor me ajudem, entrei agora e estou com este problema, e devo resolver logo.

Desde já agradeço muito pela cooperação.

Breno William Gamboni

Breno William Gamboni

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 08:39

Bom dia Thales,

Correto vc pode enviar as movimentações corrigidas com outro certificado, isso não tem nenhum problema. Mas como ele já foi informado no movimento e teve recolhimento indevido melhor procurar uma agencia da Caixa ou entra em contato com o 0800, se terá que excluir as movimentações antes ou somente enviar com os novos dados.

LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 15:51

Boa tarde pessoal que me ajuda tanto !!!

Preciso de uma ajuda.
Tive alguns problemas em enviar a SEFIP com as informações sobre o recolhimento do INSS dos sócios.
Para não ficar sem recolher, nos últimos meses, emiti a guia diretamente no programa gerador, repassei aos sócios e eles têm recolhido no dia 20 normalmente, porém isso sem a transmissão da SEFIP.

Pergunto eu: Posso agora transmitir normalmente a SEFIP desses meses que não entreguei más que porém recolhemos o INSS?

A propósito, alguém já tem a solução pra rodar o SEFIP em Windows 8 ?

Muito obrigado

Abraços

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 16:06

Boa tarde Leoanrdo Balbi, vou responder a sua ultima pergunta a respeito do Sefip no Windows 8, você já tentou executa-lo em modo de compatibilidade? teve um colega aqui no fórum que fez apenas isso e pelo que me lembro funcionou, se o problema estiver na hora da instalação, tente desativar seu antivírus, pois alguns bloqueiam o arquivo Setup.exe que é o da instalação.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 16:27

Já tentei muita coisa viu Willian, inclusive essas dicas que me passou.

Continuo na busca! muito obrigado!

Pessoal, continuo precisando de ajuda referente a primeira questão certo?

Obrigadooo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.