x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 757

GFIP com divergência

Renata Brito

Renata Brito

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 13:35

Pessoal, boa tarde

Recebi a notificação de gfip com divergência. Como posso resolver isso? Acredito que foi enviado com um valor maior, e depois foi enviado novamente com um valor menor e o recolhimento foi com base neste valor menor. Posso simplesmente enviar novamente na modalidade 9?

Obrigada,

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 13:47

Boa tarde Renata Brito !

Em alguns casos, é necessário excluir uma GFIP/SEFIP informada indevidamente. Isto pode acontecer quando:

a) O empregador/contribuinte entrega uma GFIP/SEFIP quando na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar, ou seja, a GFIP/SEFIP deveria ser "sem movimento". É necessário fazer um pedido de exclusão, além de entregar a GFIP/SEFIP com ausência de fato gerador (sem movimento).

b) A GFIP/SEFIP foi entregue com informação errada num dos dados da chave, ou seja, com erro no código de recolhimento ou no FPAS ou na competência ou no CNPJ/CEI do empregador/contribuinte. Ou ainda, com erro no campo CNPJ/CEI do tomador de serviço, se a GFIP/SEFIP tiver código de recolhimento 130, 135 ou 608, ou nos campos Processo/Vara/Período, se a GFIP/SEFIP tiver código de recolhimento 650. É fundamental a leitura do Capítulo V, pois existem situações em que o pedido de exclusão pode não ser necessário, dependendo de como for a GFIP/SEFIP retificadora.

O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, na abertura do movimento, sendo gerado um arquivo SEFIPCR.SFP que deve ser transmitido pelo Conectividade Social. Neste caso, o SEFIP emite um "Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão", que deve ser guardado pelo prazo legalmente previsto.´

No sefip você cadastra a competência que foi informada errada e assinala pedido de exclusão de informações anteriores e marca a participação da empresa, executa o fechamento e reenvia a informação, depois é só informar a competência correta e enviar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.