x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 921

Hora Extra - Procedimento Empresa

ELISEU DOS SANTOS MOREIRA

Eliseu dos Santos Moreira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:05

Prezados, bom dia!

A empresa em que trabalho, está mudando a forma de tratar as batidas no ponto eletrônico.

Funciona da sequinte forma:

Batemos o ponto normalmente ficando registrado no ponto eletrônico.

Quando precisamos ficar até mais tarde, não batemos o ponto só na hora que vamos embora e sim no nosso horario normal e depois fazemos um papel informando que ficamos tantas horas a mais na empresa.

Depois podendo utilizar essas horas pra compensar atrasos, sair mas cedo ou até mesmo ficar em casa.

Esse procedimento está correto conforme Lei?

Eles podem fazer isso?

Estou pergunto pois neste me descontaram um valor do meu salario, porém fiz horas a mais no mês e não entreguei o papel informando que fique tempo a mais na empresa.

Conclusão: Penso que eles não podem descontar tais valores do meu salario, sendo que eu tenho horas no mes (mesmo que não entreguei o papel informando que fiquei até mais tarde, mais tenho email horario que estava trabalhando) e que acredito que o procedimento correto é bater o ponto só na hora que saímos da empresa e não bater o horario normal e depois fazer um papel informando que ficamos ate mais tarde.


Por favor opinem. Grato

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:23

Essa compensação de horas, Banco de Horas, é mediante convenção coletiva e aceitação dos funcionários.
Se todos concordam, é permitido.

Porém tem algo estranho, se tem o ponto eletrônico e a empresa quer fazer a hora extra por fora,
ela pode estar agindo de má fé, pois no papel fica mais fácil de "perder" essas informações.

Se os descontos em seu salário são referentes à atrasos e faltas
e vc não apresentou as suas horas extras, pode haver os descontos.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.