x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 16.587

Registro em carteira sem autorização

Marcelo Castrucci

Marcelo Castrucci

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 23:59

Olá pessoal,
Estou passando pela seguinte situação, acabei de sair de uma empresa X e dia do termino de atuação é 11/12/13, a empresa Y entrou em contato comigo e passou algumas informações referente ao novo trabalho, a proposta parecia interessante, onde pediram para enviar a carteira e documentos para a contratação, porém depois fui informado que a proposta que haviam me passado na verdade era bem diferente e fiquei de pensar e dar uma resposta se aceitaria ou não e neste meio tempo enviei email solicitando que não fosse assinada a carteira até que algumas coisas fossem acertadas e mesmo assim fui informado que já haviam assinado a carteira de trabalho. Pergunta: A empresa pode assinar a carteira sem o consentimento do empregado? Pode ser assinada com data anterior a data de desligamento da outra empresa ? Se a carteira foi assinada existe alguma forma de cancelar esse registro, para que seja dado entrada no pedido de seguro desemprego?

Marcelo Castrucci

Marcelo Castrucci

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 09:51

Bom dia Helen, não fiz o exame admissional.
Segundo informações do rh desta empresa basta eu fazer uma carta de próprio punho solicitando a suspensão do contrato que eu poderia dar entrada no seguro de desemprego normalmente, procede esta informação ?

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 10:36

Marcelo,

Basta que eles cancelem o registro na carteira e que não tenham enviado nenhum tipo de informação complementar (FGTS, CAGED, etc). O que acredito que não tenham feito já que você nem chegou a trabalhar.

Se o ministério do trabalho ver na carteira que o registro está cancelado e se ver no sistema que não está empregado, o seguro será liberado normalmente.


at,

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 13:40

A bem da verdade, vc tem sim de comunicar seu desinteresse pelo contrato. Como sequer vc iniciou as atividades, e o intervalo de tempo entre eles terem recebido sua CTPS e a data de sua desistência, ter sido muito curto, a desistência é mais que motivo para CANCELAR o contrato.

É natural que eles queiram se precaver contra possíveis futuras ações na justiça requerendo dano moral ,por anotação irregular ou considerada rasura em sua CTPS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.