x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.632

Como Retificar GFIP não Informada de Empregado Afastado no I

Thales Schaeffer

Thales Schaeffer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 19:52

Olá, boa noite a todos,
Sou novo aqui, gostaria da ajuda de vocês se possível.

Tenho um empregado afastado no INSS, porém não foi informado nas GFIPs anteriores, quem faria isto era uma contadora contratada, porém não trabalhamos mais com ela e no caso nunca enviamos GFIP aqui na empresa:

- Como posso fazer a retificação desse dado? O último dia trabalhado foi 24/08/2013 deu atestado de 15 dias e recebeu concessão do benefício junto ao INSS até 01/2014.

-Devo enviar uma nova GFIP com a competência 09/2013? Mas como devo informar para retificar pois tenho mais 2 dois funcionários e tem 2 dois sócios também que recebem pro-labore e os outros dados foram enviados corretamente pela contadora antiga, ela só deixou de informar nas GFIPs anteriores que o funcionário estava afastado e o colocou normalmente recolhendo INSS e FGTS.

-Caso eu envie GFIPs de competências anteriores para retificar, no caso 09,10 e agora a 11/2013 que ainda não enviei por ter esta dúvida, serão substituídas pois vou enviar pelo certificado da empresa e as GFIP antes enviadas foram pelo certificado da contadora, pode dar duplicidade e eu pagar FGTS novamente pois o meses 09 e 10 já foram pagos com todos os funcionários incluídos sem o desconto do que estava afastado.

Por favor me ajudem, entrei agora e estou com este problema, e devo resolver logo.

Desde já agradeço muito pela cooperação.

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 09:56

Thales bom dia.


O sistema da Gfip junto com a receita federal entende que se voce encaminhar uma Gefip e depois encaminhar outra com mesmo codigo ela acaba substituindo pela ultima encaminhar isso para informações de memo codigo de recolhimento e Fpas, caso exista alguma mudança refrente a esse codigos vai constar la na receita duas Gefip informada e claro vai dar divergencia na hora da Certidao do INSS.

Para que isso não aconteça, voce pode retificar sem problemas nenhuma a Sefip sendo que pode alterar nenhum codigo de recolhimento diferente do que já foi encaminhando anteriormente, quanto as informações de movimentos nao tem problema nenhuma dede conste como informação codigo 9.

Voce pode fazer a alteração e colocar todos como codigo 9 informação apenas da alteraçao.

Thalisson Rocha
Thales Schaeffer

Thales Schaeffer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 18:09

Olá Thalisson,
Boa tarde,

Agradeço por sua resposta, muito obrigado amigo,
Vou refazer as GFips de 08,09,10/2013 com a retificação do funcionário afastado neste caso apenas o funcionário a ser retificado ficaria com modalidade em branco e os outros na 9 certo?

Só mais uma questão na verdade o funcionário retorna no dia 29/12/2013 do INSS, como devo movimentar a GFIP com referência 12? E se ele conseguir concessão do benefício novamente eu mantenho ele excluído da GFIP?

Aguardo se possível, muito obrigado, uma boa tarde, abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.