x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 796

Igualdade salarial

Lauro Franklin

Lauro Franklin

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 20:47

Boa noite pessoal, bem eu trabalho num escritório há 4 anos no setor contábil sozinho, responsável por escrituração, fechamento de balanço, declarações para Receita (DIRF, DIPJ, DASN, DEFIS etc...), e de quebra ainda sou responsável pelo setor legal, só que algo vem me incomodando. Uma funcionária do setor fiscal (são duas) que faz a escrituração das notas está ganhando cerca de 40% mais tendo 7 anos de empresa (eu tenho 4).

Gostaria de saber se eu poderia solicitar a igualdade salarial pois minhas funções são bem maiores e tenho maior carga de serviço, enquanto que no setor dela são 2 pessoas, eu dou conta trabalhando sozinho.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 22:03

Boa noite Lauro

Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 anos (art. 461 da CLT) .

Na falta de estipulação do salário ou não havendo prova sobre a importância ajustada, o empregado terá direito a perceber salário igual ao daquele que, na mesma empresa, fizer serviço equivalente, ou do que for habitualmente pago para serviço semelhante (art. 460 da CLT).

Fonte: Guia Trabalhista

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
André Luis Rosa Soares

André Luis Rosa Soares

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 22:04

Lauro Franklin tudo e questão e questão de conversa com o seu patrão e expor o problema, conversa com ele numa hora que esteja bem tranquilo o ambiente acredito que ele te entenderá, mais na conversa não tente fazer comparação de salario usando a outra funcionaria do setor fiscal como referencia porque isso pode soar como inveja, tente expor o que você faz e a quantidade de volume de serviço que está tendo e fale que você esta dando conta de tudo sozinho.

Espero ter ajudado

André Luis Rosa Soares
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 13:28

Pelo Principio da Isonomia vc não tem direito a exigir equiparação, ainda mais considerando que ela tem antiguidade no posto, isto é, é mais antiga que vc na empresa, e pelo seu relato, vc e ela exercem funções diferentes.

Se a empresa não tem plano de cargos e salários, e o Sindicato não escalona os cargos e seus respectivos salários ou diferenças percentuais, nada há a fazer, exceto mudar de emprego.

Boa sorte!!

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 14:43

Bom dia

O que qualifica o profissional não é os anos de empresa e "sim"sua experiência profissional, conheci uma pessoa que trabalhou 22 anos como auxiliar de escritório (rescisão por falecimento).

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.