x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 715

Carlos Souza

Carlos Souza

Prata DIVISÃO 1, Programador(a)
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 08:43

Bom, um Funcionário não veio trabalhar no dia X e no outro dia eu perguntei para ele o porquê ele não tinha ido trabalhar no outro dia, e ele me falou porque o filho estava doente. Nesse caso, eu devo descontar o dia dele ou ele pode apresentar algo? E o quê ele deve apresentar?

Um jovem aprendiz.
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 10:50

Se a CCT de seu sindicato prevê direito a justificar ausência por motivo de doença em filho do trabalhador, este funcionário deve apresentar uma declaração de acompanhante no dia e hora em que levou o filho ao médico.

Contudo, poderá o empregador usar do bom senso e decidir voluntariamente abonar esta ausência ou negociar sua compensação.

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 11:06

Bom dia Marcos Paulo,

Assim como Kennya falou, sugiro que solicite do mesmo a declaração de acompanhante, caso este tenha levado o filho ao médico. Caso a criança não tenha necessitado de cuidados médicos ficando apenas em casa mesmo, acredito que o bom senso do empregador deveria prevalecer, já que dificilmente um (a) pai (mãe) dificilmente inventaria uma doença no filho pelo simples fato de não querer ir trabalhar.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 16:11

Isso depende do bom senso do empregador mesmo, há empregadores que descontam, e há outros que não. Porém sempre exija uma declaração, pois se da primeira vez não for descontado, e o colaborador também não apresentar declaração alguma, a justificativa para todas as faltas dele será a mesma, que o filho estava doente, e foi preciso que ele o levasse ao médico.


Atenciosamente,
Letícia Costa

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.