x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 553

Registro de funcionário que recebe o seguro desemprego

Bruno César Hadler Benes

Bruno César Hadler Benes

Iniciante DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 13:31

Senhores (as), boa tarde!

Por favor me ajudem!

Estou pleiteando registrar uma pessoa que atualmente está recebendo seguro desemprego, falta ele receber duas parcelas ainda, no total de cinco. A minha dúvida é a seguinte: Caso registre ele por 3 meses (experiência), creio que ficaria suspenso o seguro desemprego, até aí tudo bem. Porém se eu mandar ele embora daqui a 3 meses, sem justa causa, ele pode voltar a receber as 2 (duas) parcelas restantes do benefício do seguro desemprego que ele recebe atualmente?

Obrigado pela atenção e ajuda!

César Hadler

Bruno César Hadler Benes

Bruno César Hadler Benes

Iniciante DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 14:49

Fernanda, agradeço sua resposta, me explique o que quer dizer "Em período de experiência", supondo que eu mande ele embora antes de completar o período de experiência, ele ainda pode receber o restante do benefício?

Achei esse texto no Portal do Ministério do Trabalho, mas não consegui, ainda, ter a interpretação com certeza do que diz... desculpe mas sou um pouco leigo no assunto e como envolve direito adquirido do funcionário, tenho medo de me equivocar.

-----------
O pagamento do benefício do Seguro-Desemprego será suspenso nas seguintes situações:
•admissão do trabalhador em novo emprego;
•início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte;

Caso o motivo da suspensão tenha sido a admissão em novo emprego, o que implica em não recebimento integral do Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá receber as parcelas restantes, referentes ao mesmo período aquisitivo, desde que venha a ser novamente dispensado sem justa causa.

A percepção pelo trabalhador de saldo de parcelas relativo a período aquisitivo iniciado antes da publicação da Lei nº 8.900, de 30 de junho de 1994, será, desde que atendidos os requisitos do próximo parágrafo, na demissão que deu origem ao requerimento, substituído pela retomada de novo benefício.

Na hipótese da retomada prevista no parágrafo anterior, o período aquisitivo será encerrado e será iniciado novo período a partir dessa demissão.

O cancelamento do benefício do Seguro-Desemprego dar-se-á nos seguintes casos:
•pela recusa, por parte do trabalhador desempregado, de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior;
•por comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação;
•por comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício do Seguro-Desemprego;
•por morte do segurado.

-----------

Obrigado desde já!

César

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.