x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 770

sefip de decímo terceiro salário

Alan Paiva

Alan Paiva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 13:44

Boa tarde galera,
Estou com uma situação e não consigo resolve-lá, uma empresa resolveu pagar para seus funcionários o 13º salário integral no mês de novembro, assim o FGTS dos funcionários referente ao 13º salário foi pago em novembro, e a guia de INSS ficou com seu vencimento normal em 20/12, a questão é que essa mesma empresa admitiu mais dois funcionários no mês de dezembro. Dessa maneira eu gero o 13º salário desses dois funcionários no mês de dezembro e o FTGS seria pago junto com o FGTS do mês de dezembro e o INSS seria calculado juntamente na guia de 13º salário, a questão é que o sistema está calculando duas guias de 13º e na hora de enviar a sefip de 13º salário se eu marco dezembro como mês que será enviado só cai a contribuição dos dois funcionários registrados em dezembro, deixando de lado o restantes dos funcionário. Alguem pode me ajudar ? Eu posso enviar duas sefips de 13 salário ?

Victor C. Gabriel

Victor C. Gabriel

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 15:55

Caro Colega,

O problema de enviar duas SEFIPs do mesmo período é que uma vai substituir a outra.

Para eu entender melhor o que esta acontecendo: Teve o 13° integral no mes 11/2013. No FGTS referencia 11/2013 ja foi pago o FGTS sobre este 13°.
Agora no mês de Dezembro, a empresa contratou mais dois funcionários. Sendo assim vai ser pago o 13° normalmente.

Na hora de importar a competência 13 do sistema para SEFIP se todos ficarem na categoria " EM BRANCO ", sera calculado valores de FGTS e INSS para todos.
Na minha opinião eu colocaria somente os 2 funcionários novos na Categoria " EM BRANCO", e o restante eu colocaria na Categoria " 1".

Assim na teoria o FGTS sera calculado somente dos 2 funcionários novos, e a GPS sera o valor de todos os funcionários.
Fazendo dessa forma teremos somente uma GPS com vencimento 20/12/2013 e Referência 13/2013

Faça um teste, vê se vai dar certo. Acredito que sim.

Qualquer dúvida estou a disposição

Att.

Victor C. Gabriel
__________________________________________________________________________
"Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de Método "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.