x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 913

DEISE S GASPARINI

Deise s Gasparini

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 10:18

Bom dia,
Estou com um probleminha aqui, o banco não quer aceitar o DARF de IR dos sócios com o nome da empresa.
o que acontece é que os sócios fazem a retirada pro labore e eu gero a guia de IR (DARF) no código 0561 e essa guia vem com o nome e CNPJ da empresa somando os valores de IR de cada sócio. Segundo a pessoa do banco isso não existe o DARF tem que ser em nome do contribuinte e não em nome da empresa.javascript:void(0);... O que ele está dizendo é correto?... Alguém tem uma base legal para essa informação?

Deise Gasparini.
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 10:30

Deise, temos casos aqui onde a retenção de IRRF que é feita nos holerites ou pró-labore é paga em uma única guia que é gerada assim no nome da empresa com o código 0561 mesmo, então eu discordo da informação do banco, será que eles não estão achando que isto é uma cota de IR ou outra coisa? sempre foi feito assim pelo menos a 8 anos que trabalho aqui no escritório fazemos assim e sei que é o certo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Jonas Giovanelli

Jonas Giovanelli

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 10:32

No preenchimento do DARF no Código 0561 vc fará mensão sempre à empresa.

O Código 0561 é: IRRF - RENDIMENTO DO TRABALHO ASSALARIADO.

Esse é o valor de IR que é descontado do funcionário na folha de pagamento. È a empresa que Recolhe o valor do IR descontando direto da Folha de Pagamento. Portanto, os Campos a serem preenchidos deverá ser em nome da Empresa (Campo 1 e 3)

Já no campo Observações, vc pode colocar dizendo que é no nome do funcionário (Opcional).

Atenciosamente,
Jonas Giovanelli.
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 11:39

Deise, procurei na legislação, mas não achei uma parte que fala especificamente o porque de recolher em nome da empresa, vou ver onde isto esta previsto e se achar envio pra você.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.