x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 679

SEFIP rescisao mes 12, informação de 13º

Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 13:54

Boa Tarde!
Iremos sair de férias na sexta feira, com tudo já estou fazendo a folha do mês de Dezembro.
Tive um pequeno problema, fiz a rescisão de uma funcionária com aviso prévio indenizado e ultimo dia trabalhado 17/12/2013.
A data de pagamento da rescisão é 26/12/2013, como o 13º deve ser pago dia 20/12 eu calculei o 13º no holerite da 2ª parcela (não paguei na rescisão). Estou com duvida no preenchimento do SEFIP, pois na guia de FGTS do mês 12 deverá ser recolhido os 8% sobre a 2ª parcela do 13º dessa funcionária (pois como não recolhi na rescisão, não recolhi na GRRF) . Como vou informar a movimentação dela? Marco ou desmarco a opção Recolhimento de FGTS já efetuado? Coloco a remuneração da rescisão para pagar o INSS, mas não vai puxar o FGTS também? Coloco somente a remuneração da 2ª parcela do 13º, mas não vai deixar de informar as outras remunerações para o INSS?

Desde já, obrigada e Feliz Natal a todos!

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 15:32

Carolina Barbosa da Silva, o FGTS referente a 2ª parcela 13 salario, você vai paga-la na GRRF junto com a rescisão. Na GFIP 12/2013 você irá preencher normalmente e como será informado a movimentação de saida do funcioanrio na SEFIP, esta não incidirá FGTS, haja vista que toda rescisão sem justa causa e por iniciativa do empregado tem o teor na GFIP apenas de confirmação das informações anteriores, isto é, o FGTS é apurado e pago pela a GRRF e na GFIP serve apenas como base para o INSS.
Lembre-se de adiconar na rescisão 1/12 avos de ferias e 13º salario indenizado, pois esta é uma rescisão com aviso previo indenizado.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.