x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 775

Direitos como trabalhador

Valdilene Santos

Valdilene Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Secretária
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 18:30

Boa Tarde,

Estou com 2 dúvidas em relação ao meu trabalho. Estou trabalhando nessa empresa há quase 8 meses e não tenho carteira assinada,só trabalho no turno da manhã,quais os meus direitos caso eu peça demissão?
Sofri um acidente de trabalho há 2 meses desloquei o braço e não tive os meus direitos, como por exemplo: fiquei 15 dias de atestado e não recebi nenhum dinheiro, o meu chefe apenas me levou para o hospital no dia que tudo aconteceu e comprou 1 remédio,preciso fazer fisioterapia com urgência mas não conseguir até o momento fazer pelo SUS,pedi a ele pra me ajudar a fazer particular e ele pagou as 5 sessões,porém descontou do salario. E mesmo doente tive que trabalhar pois as minhas contas chegam todo mês e como não sou carteira assinada não posso me encostar.O que devo fazer??

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 18:57

só trabalho no turno da manhã,quais os meus direitos caso eu peça demissão?

Aviso prévio, férias e 13º proporcionais...

fiquei 15 dias de atestado e não recebi nenhum dinheiro

Vc não tem direito a "dinheiro",
as faltas apenas não são descontadas, então vc recebe no fim do mês normalmente (como se tivesse trabalhado)

pedi a ele pra me ajudar a fazer particular e ele pagou as 5 sessões,porém descontou do salario.

Ele não pode efetuar esse desconto sem sua autorização,
o valor pode ser reclamado mediante ação trabalhista.

e como não sou carteira assinada não posso me encostar.

Depende...
se vc trabalhou recentemente antes desse emprego há uma margem de possibilidade.

Após sua última contribuição com o INSS, vc entra no "período de graça", vc continua segurado.

8 meses na empresa atual... se a sua última contribuição foi até 4 meses antes de entrar nessa empresa, vc consegue.


O FGTS/INSS que não foi depositado/recolhido pode ser feito agora pela empresa,
caso não façam vc pode requerer os depósitos com uma ação trabalhista.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 1 janeiro 2014 | 21:58

Sua situação é totalmente irregular, seu direito é ter seu registro em carteira e o recolhimento de todos os tributos incidentes, bem como o FGTS. Sugiro que procure o setor jurídico de seu Sindicato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.