x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.690

SEFIP 13º Salário 

Jéssica Lima

Jéssica Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:09

Pessoal, podem me ajudar por favor?

Trabalho a pouquíssimo tempo no DP de um escritório de contabilidade. E na semana passada (02/01), iniciei o envio das Sefip dos clientes referente ao 13º Salário. Porém um desses clientes, eu ainda não havia fechado a folha de pgto de dezembro, pois estava aguardando os apontamentos. Resumindo, hoje estou fazendo a folha de pgto desse cliente, e ao enviar a Sefip, verifiquei que não estão inclusos no FGTS os valores descontados na 2° Parcela do décimo.
Tem alguma coisa errada?
Já que quando enviamos a Sefip competência 12/2013, o valor do FGTS da 2° Parcela do décimo também é incluído.
Não sei se o que aconteceu foi que pelo fato de ter gerado a sefip do décimo (que é somente declaração), antes da Sefip do mês de competência, tenha ocasionado em algum problema.

Se algum souber, por favor me ajude!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:25

Jéssica, contribuição previdenciária sobre o 13º só é calculada na GFIP 13, e paga numa GPS de competência 13.
Na GPS do mês 12 só se paga a contribuição previdenciária sobre a folha de dezembro.

Jéssica Lima

Jéssica Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:31


Oi Márcio,
É que o recolhimento se refere ao FGTS do décimo terceiro (2° parcela), que é recolhido junto com a Sefip de competência 12/2013.
Todas as vezes que fizemos a Sefip 12/2013, o valor do FGTS da Segunda parcela 13° salário, foi incluída nesse recolhimento.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:48

Sim, o valor do FGTS sobre a 2ª parcela do 13º é incluído na GFIP 12. Como falastes em "valores descontados" pensei que eram os valores do INSS, já que o FGTS não é "descontado" do empregado, e sim pago pela empresa.

Se nessa GFIP, o valor a pagar de FGTS só incluiu o depósito sobre o salário de dezembro, então terás de retificar.

Jéssica Lima

Jéssica Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:56


É isso mesmo Márcio, no valor de FGTS só está incluído o depósito sobre o salário de dezembro, precisaria estar incluído também da 2° Parcela do décimo, porém não está.
Sabe me dizer se isso ocorreu por eu ter enviado primeiro a declaração da Sefip do 13°, antes de enviar a Sefip do pagamento mensal?

E para retificar, pode me auxiliar em como fazer? É a primeira vez que passo por essa situação.

Muito obrigada!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 16:18

Jéssica, eu enviei a GFIP 13 antes da 12 e não tive esse problema. Utilizo um programa de folha de pagamento que gera o arquivo e depois importo e valido no SEFIP.

Se não foi pago ainda o FGTS, é só enviar uma nova GFIP com a informação do campo "Remuneração 13º salário" (valor da 2ª parcela) preenchida, que irá substituir a GFIP anterior enviada com erro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.