x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.629

Deposito Fgts em Atraso - competencia errada

Daniela Maria dos Santos Mitoso

Daniela Maria dos Santos Mitoso

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 17:09


Prezados,

Tenho um colaborador que saiu em 01/2013 e fiz uns recolhimentos em aberto do FGTS dele, período de 09/2012 a 12/2012.

Sendo que o mês 09, ao invés deu informar 09/2012, informei 09/2013 e a guia foi paga.

No entanto, não consigo emitir a chave dele porque diz que existe competência posterior ao desligamento.

Qual o procedimento tenho que fazer???

Desde já agradeço!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 13:47

Boa tarde Daniela,

Segue procedimento de acordo com o Manual SEFIP:

Retificação de competência, sendo a incorreta posterior à correta:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 10/2005, o código de recolhimento 155 e o FPAS 507, contendo 200 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Na verdade, a competência correta era 09/2005.
Em relação à competência 10/2005, para a qual houve a apresentação da GFIP/SEFIP com o erro, observar:
a) caso a informação correta seja a ausência de fato gerador, enviar um pedido de exclusão e, em seguida, uma GFIP/SEFIP informando a ausência de fato gerador (sem movimento);
b) caso a GFIP/SEFIP incorreta tenha substituído a GFIP/SEFIP correta para a Previdências Social por terem a mesma chave, transmitir a nova GFIP/SEFIP para a competência 10/2005, onde todos os trabalhadores devem ser informados com a Modalidade 9. Para o FGTS, caso tenha gerado duplicidade de recolhimento para a competência 10/2005, observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da devolução dos valores recolhidos indevidamente ou da retificação de informação ao FGTS.
c) caso ainda não tenha sido transmitida a GFIP/SEFIP devida para a competência 10/2005, sendo a chave desta igual a da GFIP/SEFIP incorreta, transmitir a GFIP/SEFIP correta para a competência 10/2005 informando todos os trabalhadores na Modalidade branco ou 1, conforme o caso. Não é necessário pedido de exclusão, pois a GFIP/SEFIP correta substituirá a incorreta na Previdência Social. Para o FGTS observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da devolução dos valores recolhidos indevidamente ou da retificação de informação ao FGTS.
d) caso a GFIP/SEFIP correta para a competência 10/2005 e a GFIP/SEFIP incorreta tenham chaves diferentes, enviar um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP incorreta.
Em relação à competência 09/2005, observar que caso ainda não tenha sido transmitida a GFIP/SEFIP devida para esta competência, a empresa também providenciará a transmissão de uma GFIP/SEFIP para a competência 09/2005, para o estabelecimento 0001, o código de recolhimento 150 e o FPAS 515, informando todos os trabalhadores na Modalidade branco ou 1, conforme o caso.


Após isso você conseguirá dar continuidade nos procedimentos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
MILENE GOMES DA SILVA

Milene Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 10:33

Bom dia,

Estou com o mesmo problema da nossa colega Daniela, o funcionario foi demitido em 02/01/2014 e havia algumas competencias em atraso de 2011 e quando fui recolher umas das competencias de 2011 recolhi como 2013 a mesma ja foi recolhida e paga como devo prosseguir nesse caso?

Nunca fiz esse procedimento se alguem puder me ajudar com uma resposta mais clara e facil de entender eu agradeço.

Grata.

MIlene Silva

MILENE GOMES DA SILVA

Milene Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 11:06

Bom dia,

Vania eu sei que esta correta mais é que comecei nesse profissão a pouco tempo e tem muitas coisas que ainda não sei ou que nunca fiz.
Tenho um programa de Folha de Pagamento, envio normalmente para a Sefip com a competencia correta? Ou tenho que fazer outra procedimento? Se eu gerar uma nova guia e pagar e excluir a errada eu posso fazer dessa forma?

Desculpe pela insistência mais é que realmente nunca fiz esse procedimento e não consegui me localizar nesse manual.

Desde ja agradeço a atenção e peço mil desculpas pela insistência.

Grata.

MIlene Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.