x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.886

Pro labore Engenheiro

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 17:25

Boa tarde,

Meu cliente tem uma empresa de construção civil, porém ainda não tem funcionários e prestou um serviço para outra empresa num valor alto e me perguntou qual seria o melhor valor a ser retirado a titulo de pró-labore, pois o mesmo é engenheiro e gostaria de contribuir com 9 salários mínimos,porém ficará um valor muito alto de imposto de renda, seria melhor ele fazer uma retirada em cima do teto do INSS ??

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 17:40

Tcheler de Oliveira ,

Como todos os políticos roubam/sonegam, se fosse eu faria uma retirada de no máximo R$1.000,00 a não ser que queira encher o bolso dos políticos e quebrar mais um recorde de arrecadação em 2014 e recolher com o teto!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 18:02

Realmente Victor Hugo é isso mesmo que acontece, mas pegando o seu exemplo para colocar em pratica, como este engenheiro justificaria sua casa financiada, carro do ano, etc.e outras coisas a mais...eu posso fazer uma retirada simbólica sem dar dor de cabeça no futuro??

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 18:16

Tcheler, os benefícios da Previdência são calculados através da média das contribuições de julho/1994 em diante, então o empresário tem de analisar o tempo e os valores que já tem de contribuição para ver se vale a pena contribuir sobre o teto.
Lembrando que pode ser fixado um valor de pro labore, que é tributável, e um valor como retirada de lucros, que é isento, desde que respeitadas as condições estabelecidas pela Receita. Aqui no Portal tem alguns tópicos que falam sobre "retirada de lucros", podes dar uma pesquisada.

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 08:29

Tcheler de Oliveira

Então, temos clientes aqui no escritório que faz retirada de 1 salário mínimo e quando vai ver os bens dos caras tem carro de 60mil, casas de 500mil. Isso que te falei é uma realidade aqui do nosso escritório, acontece aqui.

Quando entrei nesse serviço, tinha empresas que nem tinha retirada de pro-labore, apenas folha de pgto dos empregados.
Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pro-labore e a distribuição de lucros.
Na lei não existe uma definição sobre um valor mínimo e nem máximo para um pro labore.

Nunca tivemos problemas com isso!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 08:48

Tcheler,

Como sabemos a função do contador é orientar nossos clientes da melhor forma possível;

Tem casos que mesmo quando o contador explica que, ´´desse jeito paga menos imposto´´, o empresário ainda assim quer pagar.

Converse com seu cliente, comigo já aconteceu casos que o cliente queria de qualquer jeito pagar algo que, na verdade, nem precisaria.


Se seu cliente tem apenas preocupação de declarar a renda, a melhor forma é a distribuição de lucros, como já foi informado a você.

Particularmente, não acho viável pagar INSS pelo teto, pois no momento que seu cliente precisar do INSS eles vão ´´morder`` a maior parte do que seu cliente teria direito.

O imposto de renda é apenas um dinheiro que você paga pra ver o salário dos políticos sempre aumentarem, como é retido na fonte, apenas fica pra eles mesmo.


Veja com seu cliente a prioridade dele.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.