x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 739

contribuição empregador

OLIMPIO DE SOUZA

Olimpio de Souza

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 00:56

um empresario tem uma empresa que foi registrada em 8 anos atrás, ele nunca recolheu seu inss como empregador pro-labore eu acho, gostaria de sabe se ele pode começa a paga seu inss a parti desde ano de 2014 ou ele é obrigado a recolher desde a abertura da empresa.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 10:25

Olimpio, se a empresa teve faturamento durante esse período todo, ele deveria ter contribuído. Só que a contribuição do empresário tem de ser declarada na GFIP e recolhida na GPS da empresa. Se não foram apresentadas as GFIPs durante 8 anos, imagina as multas que a empresa estará sujeita ...

Jefferson dos Santos Garcia

Jefferson dos Santos Garcia

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 10:38

no caso ele está perguntando se pode fazer o recolhimento gps do pro labore a partir de 2014, e não gps da empresa, se não fez o da empresa vai da problema, mas
nesse caso de ele recolher como pro labore, pode sim, recolhimento do contribuinte (socio/administrador).

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 11:20

Jefferson, eu entendi o que ele está perguntando, acontece que, desde 04/2003, a contribuição previdenciária do empresário deverá ser retida pela empresa, quando do pagamento do pro-labore, declarada na GFIP, e recolhida na GPS da própria empresa, junto com as outras contribuições dela.
Empresário não pode mais pagar carnê/GPS ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.