x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.557

Angelica

Angelica

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 14:14

Boa tarde,amigos é a primeira que declaro dirf é rais, tenho algumas duvidas, como a dirf e ano base 2013 mais o download a ser feito e referente a 2014 esta certo? autônomo declara dirf e rais? empresa só com sócios declaro como a rais e a dirf? A rais negativa quem devo declarar? Agradeço desde já e se alguem tiver um tempinho para me ensinar segue meu skype : angelica.dioney
Obrigada

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 08:44

Angelica,

Isto, a DIRF a ser apresentada agora é a de 2014, ano-base 2013.

Se o autônomo teve empregados em 2013, declara a RAIS. Se sobre o salário dos empregados, houve retenção de IRRF, declara a DIRF.
Se não teve empregados, não declara DIRF/RAIS.

Empresa só com sócios declara a RAIS Negativa. Se houve retenção de IRRF sobre os rendimentos pagos aos sócios, declara a DIRF.

A RAIS Negativa deve ser apresentada por toda a empresa/entidade registrada no CNPJ, que não teve funcionários.

Mais informações, podes obter no menu Ajuda dos próprios programas da DIRF/RAIS, até porque existem situações específicas, principalmente na DIRF.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 09:14

Entendi que essa clínica não é uma pessoa jurídica inscrita no CNPJ, apenas um grupo de dentistas autônomos que trabalham no mesmo local, certo?

O procedimento é o mesmo. Se o dentista não tem empregados, não tem de fazer a RAIS e nem a DIRF.

A DIRF é declarada pela fonte pagadora dos rendimentos sujeitos ao IRRF.
Quem recebe esses rendimentos tem de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, apresentada em março/abril.

KAREN KLEIN

Karen Klein

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 10:33

Marcio Padilha, vc pode me informar por favor onde que faço o download da rais 2013 , é primeira vez que irei fazer.

eu ja posso ir fazendo ou só a partir do dia 20 de janeiro?
att

Felicidade voce nunca terá sozinha, peça sempre a companhia de Jesus na sua vida!
Boa semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.