x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.734

Duvidas Sobre Assinar Carteira

Vitor Dias

Vitor Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 17:59

Olá pessoal meu nome é vitor trabalho a um bom tempo com meu pai reformando casas resolvemos abrir uma empresa recentemente a FÊNIX REFORMAS DE IMÓVEIS LTDA-ME tenho muitas duvidas que meu contador não conseguiu me explicar direito por isso venho até vocês para pedir ajuda

1) Queria saber quais são os impostos que vou ter que pagar para assinar a carteira de um funcionário com salário de R$ 1.000,00 Reais quanto impostos vou pagar no final ?

2) Quem paga o salário do funcionário quando ele está afastado do serviço por doença ou acidente ?

3) Quem paga o salário nas férias ?

4) Existe outro forma legal de se contratar um pedreiro pagando menos imposto do que assinando carteira ?


Muito Obrigado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 20:06

Vitor, bem vindo ao fórum. Não posso deixar de expressar minha profunda estranheza quanto a seu Contador não conseguir elucidar dúvidas tão simples quanto estas. Ele é Contador "mesmo"??? Formado, com CRC e tudo?????? Convêm vc verificar isso, meu amigo, pois as informações que vc busca até mesmo um Técnico em Contabilidade lhe explicaria em menos de 10 minutos.

Quanto ao valor total do custo de contratação de um empregado, vai depender de seu enquadramento, pois além da parte patronal sobre o INSS tem de ser considerado as despesas acessórias sobre sua folha de pagamento, como a alícota de 3º.

Quando o funcionário é afastado por motivo de doença (simples ou por acidente de trabalho, e doença laboral) o empregador assume os 1º 15 dias, mesmo que descontínuos, que digam respeito a mesma doença ou que guardem nexo entre sí. Portanto, se o empregado hoje tem uma conjuntivite e fica 5 dias afastados, depois torce o pé e fica mais 5 dias, depois pega uma gripe forte e se afasta por 6 dias, o empregador vai assumir todos os 16 dias de afastamento pois as causas de afastamento são distintas. Contudo, se ele sofre uma cirurgia e se afasta 10 dias, depois de alguns dias já retornado ao trabalho o médico percebe que ocorreu alguma complicação e o afasta por mais 8 dias, o empregador assume apenas 15 desses 18 dias, os 3 dias restantes o trabalhador terá de receber do INSS caso a perícia a que ele irá se submeter confirme a necessidade. Destaco que os 15 dias de licença para afastamento por motivo de doença são contados dentro de um período de 60 dias a contar da emissão do 1º atestado.

As férias sempre são pagas pelo empregador. Quando o empregado se afasta em licença previdenciária (que não seja a de maternidade) que some ao menos 180 dias dentro de um mesmo período aquisitivo, o trabalhador perde as férias referentes a este período aquisitivo, devendo ter um novo início de período aquisitivo no 1º dia do retorno ao serviço após finda a licença previdenciária. Quando em licença previdenciária o trabalhador faz jus ao 13º pago pelo empregador referente aos meses em que esteve trabalhando (incluindo aqueles 1º 15 dias de licença médica), e o período em que permaneceu pelo INSS será este quem irá pagar o restante 13º.

Não se deve observar o que sai mais barato na contratação de um empregado, mas sim o que é o legal, o que manda e permite a Lei. De outra forma a esmagadora maioria jamais contrataria com carteira assinada. Se assim o fazem é porque assim manda a Lei, não se pode contratar como autônomo aquele que irá desenvolver atividades que configuram o vínculo empregatício. Se não seguir a Lei poderá parecer mais barato no começo, mas depois que tiver de pagar tudo de novo, mais os juros e multas pelo atraso, mais os emolumentos que requer todo processo na justiça, as multas administrativas que irão lhe aplicar, mais os honorários de sucumbência, mais os honorários de seu advogado (que não garante sua vitória), percebe-se que poderia ter mantido seu negócio e prosperado ao invés de ter que se desfazer de tudo e um pouco mais de seus parcos bens particulares, para quitar a dívida trabalhista conseguida pela inútil tentativa de economizar 100 reais por mês.

No mais, recomendo que faça um bom curso de DP para ficar sempre atento a todos esses detalhes, e muito mais que envolve a gestão de pessoas.

Boa sorte!!!!

Vitor Dias

Vitor Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 09:17

Olá Kennya muito obrigado pela sua atenção e ajuda

Sim ele é contador mais não entendo muito pois ele fica falando de uma forma muito técnica é como sou leigo nessa parte acabo meio perdido sem entender nada


Bom minha empresa está pelo simples nacional porem não sei qual é o anexo como poso descobrir isso ?


Bom sendo simples nacional quanto vou pagar de imposto sobre um salário de R$ 1.000,00 ?


Sabe o que é Kennya apesar de conhecer esse ramo a muito tempo pois meu pai trabalha com isso a 35 anos como autônomo e eu sempre o ajudei desde pequeno tenho medo que de algo errado e eu assine a carteira de um funcionário e não conseguir manter os funcionários e ter que mandar eles embora no mês seguinte não sei se isso é legal ou ilegal então fico meio tenso ainda com isso.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 09:24

Vitor,

O interessante quando se contrata funcionário é que se faça um contrato de experiência.

Fazendo isso, ao final da experiência, por exemplo de 30 dias, você poderá dispensar o funcionário sem precisar pagar multa de FGTS e nem aviso prévio.

Porém o melhor a fazer é ter planejamento, pois penso também que, não é legal uma empresa contratar já pensando em demitir, porém cada um pensa de uma forma. Não estou julgando, apenas dando minha opinião.

Como nossa colega Kennya mencionou, verifique esse contador aí de vocês, uma pessoa que trabalha na área não pode simplesmente falar que não sabe de coisas tão comuns em nosso meio.

O bom profissional, quando não conhece algum fato, tenta aprender para dar o melhor suporte ao cliente, e não menciona o ´´não saber``. A obrigação do contador é dar o apoio necessário para o bem de qualquer empresa.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Vitor Dias

Vitor Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 18:00

Agradeço as respostas mais até agora ninguém me seu um exemplo quanto com um salário de R$ 1.000,00 quanto imposto vou pagar para assinar carteira sei que minha empresa está pelo simples nacional meu ramo de atividade está como bombeiro hidráulico e pintura de prédios.


Muito Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.