x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 549

Comunicação de Afastamento

Carlos Adarlon Andrade

Carlos Adarlon Andrade

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 16:40

Olá Amigos,

Estou com um ex-funcionário de uma empresa, que foi afastado em 2000, hoje pronto para se aposentar ele continua vinculado a empresa perante o INSS, o qual se nega a conceder o beneficio por conta deste vinculo.

Como devo proceder hoje, para comunicar este afastamento ao INSS, uma vez que não temos mais nenhuma informação da época?

Existe algum meio legal para isso?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 16:46

Olá CArlos. Creio eu que terá que fazer uma GFIP da época da demissão do empregado na empresa. Caso contrário terá quer ir em alguma agência do Inss e pedir uma orientação para ver o que será feito.

Carlos Adarlon Andrade

Carlos Adarlon Andrade

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 16:56

Olá Maicon,

Obrigado por sua resposta, Acredito que devo acrescentar algumas informações:

* Ele era servidor publico municipal;
* A prefeitura não possui nenhuma informação dele ou de qualquer outro servidor da época;
* Algum Prefeito da época promoveu uma fogueira publica de documentos do órgão.


Ao informar nova SEFIP sem os servidores da época, posso estar excluindo quem eu quero, ao mesmo tempo que, como não possuimos mais informações sobre os outros servidores, "apagando" as informações dos que já foram enviados?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 17:02

Carlos, às vezes, a Previdência Social solicita uma declaração assinada da empresa constando o período trabalhado pelo empregado. Terias de verificar com a agência local se isso é possível nessa situação. Ao que tudo indica, esse funcionário não teve a sua movimentação informada na GFIP, em 2000, ou ela não foi entregue.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.